quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Texto: Qual é a vitrine de um professor de dança?

por Elaine Reis

Como um profissional da área de dança mostra e apresenta o seu serviço?
Começo com essa indagação, pois muitos estão "comprando gato por lebre".
Esta semana apareceu um casal para fazer uma coreografia de tango para o seu casamento. Disseram que tinham feito dois meses de aula.
Quando chegaram, coloquei um tango e pedi, obviamente, que dançassem para assim aproveitarmos os movimentos na coreografia que iria montar.
Fiquei pasma, de boca aberta! Minha decepção foi tamanha que eles perguntaram se estava passando mal.
Acreditem se quiser: o casal fez o passo básico de bolero, mudando a direção e pulando feito macacos. O pior: faltavam 25 dias para o casório.
Percebi que eles tinham sido ludibriados por falsários que denigrem a nossa profissão.
Sei que toda área de trabalho existem bons e péssimos prestadores de serviços.
Voltando à questão acima e acrescentando as qualidades e ações importantes para identificação de bom professor são as minhas ênfases neste texto.
São muitas emoções! Talvez pelo simples fato de a arte ser subjetiva a concretização da verdade seja tão difícil. Aliás, qualquer verdade é relativa.
Assim acho que um leigo, ao procurar uma escola para o aprendizado de dança de salão que tenha anos de estrada, com certeza tem menores chances de errar.
Acredito também que um profissional que está vinculado a uma academia com respeito no mercado consegue mais credibilidade em seu serviço.
Porém todas estas características não valem nada se o instrutor não souber avaliar o perfil e a intenção almejada pelo aluno. Nas aulas particulares esta percepção é mais fácil, mas nas aulas coletivas é mais complicado. Aprendi que o aluno, mesmo fazendo aula em grupo, quer ser tratado individualmente e isto requer muita sensibilidade e jogo de cintura. O profissional que entende isto consegue o que chamamos de boca a boca que, para mim, é a melhor propaganda que existe.
Outra forma de divulgação são os shows. Esta opção para mim é ambígua, pois já presenciei mestres em aula que não são bons em apresentações e o contrário também: excelentes dançarinos que ao ensinar são medíocres. Como há também os mestres dos mestres, bons em tudo.
Seriedade, humildade, disciplina, pesquisa e talento são os requisitos de um bom profissional em qualquer área. Na dança de salão não é diferente.
Assim acho que é a melhor vitrine de um professor é saber respeitar o ser humano, ou seja, o seu cliente e ser leal a sua integridade pessoal.
Elaine Reis é professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa

BH Dança de Salão.com.br muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Um comentário:

Fada da Natureza disse...

Oiê, estava pesquisando sobre a dança de salão para me matricular e resolvi fazer um post em meu blog sobre....passa lá e dá uma espiadinha! Adorei o seu blog, sou de Campo grande -MS e em breve me matricularei numa escola por aqui. Pena que o preço é salgadinho né! Abraços!