quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Texto: Responsabilidades de uma academia de dança


por Elaine Reis

Parece simples, mas não é. Normalmente um professor de dança se deslumbra com a possibilidade de abrir o seu negócio próprio. Salão, jazz, contemporâneo, flamenco árabe, enfim! Não interessa a modalidade. Não basta multiplicar a quantidade de alunos pelo preço da mensalidade. A verdade é bem mais profunda.
Não estou sendo pessimista. Apenas tenho a intenção de alertar os que sonham com este empreendimento para que não corram riscos desnecessários.
Tive o direito de cometer muitos erros e continuar no mercado, pois a concorrência era pequena no passado. Hoje o cenário é outro. É melhor ser pequeno com a casa cheia do que ser grande com a firma vazia. Lembrando que saco vazio não para em pé.
Muitos entram sem saber quais são os impostos, outros se identificam como associações, o que é um erro, pois possuem fins lucrativos. A maioria desconhece o vínculo empregatício e todas as obrigações que ele gera. Bem dizia meu pai, pé de valsa (Reis), que um funcionário é o seu valor salarial mais 60%. Todos os professores ou funcionários que executam serviços gerais têm que ser fichados.
O dançarino que não tiver sangue frio para enfrentar as incertezas de ser dono, valorize a empresa da qual é funcionário, pois é realmente complicado em nosso pais ser patrão. Chegar e ver a academia limpa, organizada, podendo ir para casa, dormir e não preocupar-se com cada coisa diferente a se fazer em cada dia para manter a máquina funcionando também tem seu valor.
Por outro lado os proprietários também devem valorizar seus colaboradores, pois sem eles não somos nada.
Vocês, futuros empreendedores, precisam ter foco e não sair dando tiro em qualquer direção. Ser administrador, professor, dançarino, faxineiro, secretário, coreógrafo, garçom, office-boy, não dá certo.  O nosso trabalho enquanto professores do Pé de Valsa, por exemplo, sempre objetivou o ensino da dança de salão para pessoas comuns que procuram na dança de salão alcançar qualidade de vida. Nosso foco principal nunca foi o de realizar apresentações e shows.
Vocês sabem que no Brasil o glamour não está no ensino e na educação, por isso fico orgulhosa, pois somos reconhecidos no mercado exatamente por estes fatores.
Estou aprendendo e passo a frente para quem quiser ouvir e estiver com a gaveta vazia: temos que delegar funções, isto também é de grande importância.
Até breve!
Elaine Reis é professora e proprietária da Academia Pé de Valsa

BH Dança de Salão.com.br muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Nenhum comentário: