quinta-feira, 15 de julho de 2010

Texto: Aula particular: vantagens e desvantagens






por Elaine Reis (professora e proprietária da Academia Pé de Valsa) e Regina Pessoa

Existem algumas questões muito importantes a serem abordadas acerca da aula particular em dança de salão.
Mas, afinal, o que é isto?
Existem 2 tipos de aula particular: 1) Individual: é quando uma pessoa chega sem par e opta por dançar diretamente com o (a) professor (a). 2) De casal: é quando um par já formado escolhe um profissional para ensiná-los. Normalmente, a pessoa ou o casal fazem aula numa sala separada e escolhem o (s) ritmo (s) que querem aprender dançar.
Normalmente, os clientes escolhem esta modalidade por alguns fatores, dentre eles: necessidade de aprender rápido, desejo de dançar com quem sabe, timidez para enfrentar um grupo, julgamento pessoal de incapacidade motora, falta de paciência com alunos aprendizes em aula coletiva, procura por trabalhos específicos como coreografia para eventos, aula de charme, condução ou ritmo.
Ademais, esta forma de aprendizado é indicada quando um casal ou uma pessoa tem o desejo de fazer aula coletiva e a turma já está mais avançada. Assim, faz-se algumas aulas particulares para alcançar mais ou menos o nível da turma, o que é bom tanto para a pessoa quanto pra turma.
Independentemente do motivo da escolha, é preciso que as pessoas se atentem para alguns problemas da aula particular.
O primeiro deles é a falta de socialização com outras pessoas. Quando um cliente chega a academia e faz apenas aulas particulares, ele acaba não conhecendo ninguém. Quando vai ao baile, mas fica perdido, sozinho, desamparado e, portanto, desmotivado a freqüentá-lo.
Outro problema que enfrenta o aluno particular é a dificuldade de dançar em ronda. E aí coloco principalmente os alunos homens, pois são eles que conduzem as damas.  Acontece também com casais que fazem aula particular. O dançar em ronda fica comprometido, pois em suas aulas o espaço fica todo livre e não existem obstáculos móveis para ter que desviar. Claro, os (as) professores (as) utilizam estratégias para ajudar o (s) aluno (s), como diminuir o espaço e trânsito na dança, colocar cadeiras como obstáculos no meio do salão e/ou servir o (a) próprio (a) professor (a) de obstáculo móvel enquanto o casal estiver dançando. Entretanto, estas estratégias não substituem a prática de dançar em grupo.
Existe também a falsa verdade por parte dos alunos particulares na modalidade individual de que conseguem dançar com qualquer pessoa, incluindo pessoas que não sejam profissionais. A verdade é que é muito mais fácil dançar com professores em comparação a dançar com “pessoas comuns”, ou melhor dizendo, pessoas em processo de aprendizado. Por mais que o professor tente ser o mais neutro possível, ele sabe exatamente os passos e movimentos que o aluno sabe fazer, pois foi ele mesmo quem ensinou.
Apesar destas dificuldades, cada pessoa e/ou casal tem os seus motivos para optar pela aula particular – muitos destes bastante justificáveis.
No entanto, a dica que temos a dar aos alunos é que consigam conciliar a aula de grupo com a particular, e isto pode ser feito de várias formas. 1) Começar com aula particular e migrar para a aula de grupo depois. 2) Fazer o caminho inverso: começar com aula de grupo e depois mudar para aula particular. 3) Fazer aula particular e de grupo ao mesmo tempo.
Cada pessoa faz o seu caminho conforme suas escolhas e seus objetivos!

bhdancadesalao.blogspot.com - 3 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 4 anos de divulgação

Nenhum comentário: