segunda-feira, 8 de junho de 2009

Debate


publicado por Mauro Fernandes no blog http://sentido-anti-horario.blogspot.com

Vamos pensar galera! A dança de salão é muito mais que ir a bailes e se esbaldar de dançar. Não. Venho levantando a bandeira da reflexão e do estudo de técnicas, história e movimentos da dança de salão. E, óbvio, o retorno para estas conversas não é, nem de longe, o almejado. Diria que 90% dos professores são mau preparados ou sequer tiveram algum preparo para enfrentar uma turma de alunos. De dar aulas. Que dirá se disponibilizarem para discutir idéias e críticas. Contudo há uma luz no fim do túnel.

No blog do fanático pela dança de salão e seu divulgador, Wilson Milagres (http://bhdancadesalao.blogspot.com/), a professora de dança Elaine Reis nos oferece alguns pontos de suas reflexões. Um destes textos casa com alguns que já lancei no meu blog como “A Nova Gafieira” e “S.O.S. dança de Salão”. O texto em questão está no BH Dança de Salão: “Faustão: Favorece ou denigre?”, texto este que quero comentar e esclarecer um ponto particular.

Nunca fui muito fã dos programas que levam a dança de salão/balé para o palco. Não são nossas origens de dança a dois e muito menos refletem o cenário que hoje lutamos para reforçar de uma dança de qualidade no Brasil.

De acordo que a dança de salão deve sim sempre estar na mídia televisiva. Seja como for é uma forma de as pessoas saberem que ainda existe vida nos salões de dança do Brasil. Que o tempo áureo da gafieira deixou um legado de grandes seguidores e apaixonados por essa história de se dançar a dois que é a melhor coisa do mundo.

Contudo, agora estou dentro da máquina. E isso, a princípio, quando do primeiro contato, me incomodou um pouco. “E agora? Como me comportar? O que vou fazer?”, mas tive a grande alegria de encontrar o coreógrafo da globo Sylvio Lengruber que me esclareceu alguns pontos:

Primeiro: O quadro “Dança dos Famosos” do programa do Faustão não trata de dança de salão. O quadro trata de “dança”, em qualquer expressão, de qualquer formato. O objetivo é mostrar que todos podem dançar, e isso ele fala muito emocionado. “Vocês não tem noção do alcance do trabalho que vocês estão fazendo. São 80 milhões de pessoas em todo o Brasil vendo o que fazemos todo domingo”. Os profissionais selecionados para compor o quadro docente do programa não são, necessariamente, profissionais da dança de salão. Para mim isso foi muito esclarecedor e motivador. Gosto do desafio de dançar outros ritmos e poder explorar ao máximo meu potencial como coreógrafo. Isso é o que estou tendo a oportunidade de fazer.

Segundo: Não concordo com o lado negativo defendido no texto. Acredito que um incômodo advindo do programa para dentro das escolas de dança seja o fato de as pessoas procurarem as academias de dança a dois para poder aprender “hip hop”, por exemplo. Mas as pessoas estão procurando sim, e muito, as academias. Não há como negar. A cidade sempre foi cheia de academias abrindo e fechando todos os dias. Os bons profissionais e os trabalhos bem direcionados sobrevivem neste meio. Sempre será assim. Não é um programa de televisão que irá fazer com que isso mude neste mercado tão louco. A condição social do país e a “facilidade de conseguir um dinheiro dançando” é que devem ser os focos da discussão.

Terceiro: Quando um aluno entra na academia de dança ele sempre quer aprender o mais rápido possível. Cabe aos profissionais mostrar que, na verdade, dança é mais gostoso do que se espera, mas mais difícil do que se imagina. E para isso é necessário que as academias sejam bem preparadas quanto à técnica de dança que ensinam. É necessário passar confiança e segurança ao aluno.

Quero dizer que não vejo lado negativo de se ter um quadro em um programa popular que mostre, em sua maioria, professores de dança de salão. Vejo sim mais uma oportunidade de se ver a dança de salão na mídia.

Mas aprofundemos esta discussão. Marquemos de nos encontrar. Registrar tudo isso. Dialogar. Afinal, não é isso que se aprende na aula de dança de salão?
A Incomodança se coloca à disposição para sediar este encontro ou participar de qualquer proposta do tipo.

Mais uma vez parabéns ao Wilson e Elaine pela disposição.

Mauro Fernandes é proprietário da Incomodança Danças de Salão e um dos professores que disputam a "Dança dos Famosos 2009" do programa Domingão do Faustão.

Veja também: Faustão: favorece ou denigre? - texto sobre dança de salão

Nenhum comentário: