segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto: Dança sem regra


por Elaine Reis (professora e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Fui convidada para uma elegante festa de bodas de ouro. Salão nobre de BH, mesas redondas com 10 cadeiras, ornadas por uma toalha negra e um lindo arranjo de orquídeas brancas e ao meu lado sentou um casal da terceira idade.
Ao som da orquestra Anos Dourados, e entre alguns goles de champanhe começamos um papo super agradável e que coloco aqui para uma reflexão.
Ao elogiar a música, o senhor começou dizendo:
Que saudade de um tempo, onde fechávamos os olhos para dançar e o coração disparava ao tocar as mãos de uma dama.
Que saudade das grandes orquestras, dos bailes espalhados em toda a cidade. Encontros de família, avós, pais, filhos e netos em um mesmo ambiente.
Eles não me conheciam e não tinham noção que trabalho com a arte de dançar a dois.
Olhou dentro dos meus olhos e me perguntou:
Você gosta da forma de dançar daqueles dois casais, e apontou com os dedos.
Não consegui abrir a minha boca e ele já respondeu.
Prefiro a dança mais simples, sem muita inovação, gosto de sentir o corpo da minha dama, mas prefiro ficar em um ponto do salão.
Hoje pessoas iguais a mim nem tem coragem de entrar mais nas pistas e ficar ao lado daqueles performáticos.
Essa dança parece ter regras demais, na minha época era tudo mais simples.
E você o que acha?
Gaguejei um pouco para falar, mas expliquei que tudo nesta vida passa por uma evolução e toda evolução tem seus pontos positivos e negativos.
Perguntei a ele se achava que os casais acima citados estavam felizes.
Ele disse que pareciam que estavam dando um leve sorriso.
Mostrei que o importante era isso, e toda a forma de dançar é válida e o belo nos olhos de alguns pode ser feio para outros.

bhdancadesalao.blogspot.com - 3 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 4 anos de divulgação

2 comentários:

PLEOM disse...

Adorei o texto e gostei muito do ponto de reflexão que ele traz.

Anônimo disse...

Gosto não se discute.Têm gente que gosta dos olhos e.outros da remela!