terça-feira, 7 de junho de 2011

Dois lados dos sites de compras coletivas


por Elaine Reis (proprietária e professora de dança da Academia Pé de Valsa)

Tudo nesta vida tem os dois lados assim como uma moeda.
A finalidade deste texto não é denegrir ninguém e sim mostrar por experiência própria o outro lado da venda coletiva do site de compra. Até então só li em revistas famosas elogios a este tipo de negociação.
Fui uma das primeiras do Brasil ou sem falsa modéstia talvez a primeira a colocar a dança de salão neste circuito. Talvez a futura responsável por um processo degenerativo de venda desta arte.
No início a inocência é tão grande que acreditamos em tudo que nos é comunicado, depois começamos a descobrir por conta própria que o buraco é mais embaixo.
Já tive experiência com quatro sites, sendo dois os mais divulgados em nossa cidade de BH. Em cada site coloquei um produto diferente.
A princípio, é muito bem colocado pelos vendedores do site de compra que na realidade você está investindo em marketing e publicidade, que o retorno financeiro é pequeno, mas a sua empresa está sendo vista e visitada por muitas pessoas.
Pedem um desconto sobre o preço do produto de no mínimo 50% . O que sobrou disto, eles ficam com 20 a 50% (dependendo do site). Assim todos podem observar que realmente eles estão certos ao dizer que o retorno financeiro praticamente não existe.
Aí, a primeira coisa que você pensa é: como é compra coletiva então vamos ganhar na quantidade e assim vale a pena!
DOCE ILUSÃO!
Descobri que as pessoas compram por compulsão e, das vendas concretizadas, apenas 70% usufruem do serviço.
A maioria dos 70% que vão à sua empresa tem a falsa realidade que aprenderão a dançar apenas com aquele pacote e, por mais que a gente explique, percebemos que a compra só foi sugestionada pelo preço e não pela verdadeira vontade de dançar. Então, o que seria um sonho de captação se torna uma grande frustração e uma profunda impotência.
Tenho a esperança que à longo prazo esta experiência traga bons frutos, pois tentamos mostrar e tratar cada indivíduo com o maior respeito e profissionalismo e acredito que estas pessoas, mesmo não continuando com as aulas, possam ser disseminadoras do nosso trabalho.
Cada site tem suas regras. Muitos leigos acham que a empresa tem direito a todas as vendas feitas. Isto não é a realidade. Muitos sites de compra só te repassam o valor de direito do cliente que chegou com o voucher e com todos os códigos de segurança.
Exemplo: se 100 pessoas compraram um produto e apenas 40 vieram até a empresa, o site contratante só pagara pelos 40 que usufruíram do seu direito.
Ainda tivemos problema com alguns consumidores que esqueciam de trazer o comprovante ou escreviam a próprio punho os números de identificação... Isto gerava a anulação da venda, pois existe uma burocracia tremenda para enviar esta certificação ao departamento de validação. Depois de todo este processo ainda tive atraso na data de pagamento do depósito (valor ilusório de tão baixo) a ser efetuado e tive que ligar no 0800 e passar por toda uma espera ao telefone.
E não acaba por aí! Um outro site, ainda novato no ramo, te dá o direito de receber realmente o valor total vendido, mas como não é muito conhecida, a venda é mínima.
Um outro grande site que te dá o direito de receber sobre todas as vendas pede exclusividade por seis meses e te paga depois de 60 dias.
A melhor experiência que tive foi o site que recebe a sua parte da venda e o cliente, quando for usufruir a aula, paga o restante diretamente na academia. Assim não existe tanta burocracia.
Para completar, em uma das promoções em que o cliente teria o direito por seis meses a fazer suas aulas de dança de salão, ele se sente no direito de querer marcar a sua aula nos últimos dias da promoção, ou seja, a promoção passaria para sete ou oito meses.
Para finalizar, alguns clientes, depois que completaram a suas aulas, não ficaram na academia, pois uma concorrente tinha acabado de fazer uma promoção com o preço mais baixo e com duração maior.
Salve-se quem puder!
Até agora ainda estou um pouco perplexa. Fiquei um pouco exausta com toda a situação. Tudo é muito novo.
Como agora tenho realmente noção de como tudo funciona, coloco aqui algumas regras para os que querem ver a sua marca dentro de um site de compra coletiva:
- Não aceite cláusula de exclusividade.
- Faça apenas com site em que o cliente pague diretamente na empresa.
- Não deixe o cliente fazer aula sem trazer o comprovante de adesão (voucher).
- Colocar no anúncio da promoção que o cliente tem o direito de usufruir a aula no período da promoção e não depois da data marcada de extinção. (Parece óbvio, mas não é)
- Coloque os horários e dias determinados.
- Determinar de forma bem definida se os alunos já existentes da sua empresa podem ser beneficiados ou não.
BOA SORTE!


bhdancadesalao.blogspot.com - 3 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Um comentário:

Juliana disse...

Adorei o texto, Elaine! Obrigada por compartilhar conosco sua opinião e experiência! Beijo!