segunda-feira, 9 de abril de 2012

Texto: Necessidade de conscientização

por Elaine Reis (professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa)

A dança de salão, dentre todas as danças, é uma das artes com um maior número de participantes e uma das mais antigas no Brasil. Mas, como aumentar a visibilidade da dança de salão se os profissionais - que são os principais interessados - se recusam a se organizarem?

No Rio de Janeiro, foi declarado com muitos sabem sobre a dança de salão como patrimônio imaterial do estado. Isto vem facilitando atender os pré-requisitos para a candidatura de patrocínio cultural, abrindo um leque de oportunidades para apresentação dos projetos de dança a dois.

Tenho conhecimento, através dos meus contatos pessoais, que esta conquista no RJ foi conseguida através de um grande esforço de um “PEQUENO” grupo que sabe da importância das articulações políticas para que a dança de salão atinja o mesmo status e benefícios de outros segmentos culturais.

Precisamos conseguir uma audição pública para discutirmos vários assuntos de grande significância para a nossa modalidade de arte.

A verdade é que nós, em nossos mundinhos, só reclamamos e não fazemos nada. Somos inoperantes. Reclamamos da falta de apoio governamental para a cultura e não temos consciência que a maioria das academias de dança de salão não está preparada nem estruturada e está longe de atender às exigências dos patrocinadores como: certidão negativa, estatutos, CNPJ, etc.

Descobri que muitos patrocinadores só destinam suas verbas para entidades sem fins lucrativos. Isto deve explicar porque muitas empresas de dança de salão se julgam associações sem fins lucrativos. "Caô" geral!

Vocês sabem que desde 2004 foram criadas câmaras setoriais de dança; 2005 foi a primeira reunião com representantes regionais a nível nacional; 2006 retornaram as atividades e em 2008 estas reuniões se tornaram Colegiados Setoriais - que são uma instância do Conselho Nacional de Política Cultural e atua de forma direta na produção de novas políticas públicas-; 2010 elegeu-se a nova composição do Colegiado? Você sabia disso?

Conforme as palavras de Antônio Aragão (2010): “É hora de os profissionais da dança pensarem com seriedade no fortalecimento dessas reuniões, entrando em contato com seus presidentes e procurando uma ligação mais direta com esses órgãos, que poderão ser uma via de acesso à tão necessária e reclamada verba pública colocada ao alcance de quem souber se articular para canditatar-se a ela."

Enfim, onde está o pequeno grupo mineiro?

Tenho pouca habilidade de trabalhar com facebook, mas o meu marido me colocou a par de alguns assuntos. Por exemplo, Renato (Academia Ensaio) está tentando marcar uma reunião entre os proprietários de academias. Estou dentro!


bhdancadesalao.blogspot.com - 4 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Nenhum comentário: