Texto: Celebração a dois
por Elaine Reis (professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa)
Dizem que está na moda o casal preparar uma dança especial no dia encantado: o dia do casamento. Acreditem se quiserem, mas faço este trabalho há mais de vinte anos.
Tudo bem que posso concordar que hoje os vídeos das apresentações estão no youtube e isto com certeza favorece o conhecimento por parte de toda “massa” - além de programas de TV americanos focando nesta ideia - mas, vamos e venhamos, isto é mais velho que a morte, rsrs!
A abertura da pista de dança com os noivos é uma grande tradição e os casais continuam perpetuando este lindo momento e surpreendendo seus convidados.
Alguns nubentes optam pelo tradicional, dançando a eterna valsa. Outros querem exatamente o contrário, fazer diferente inovando com ritmos como tango, forró, salsa, merengue, rock. Aqui não importa idade e tipo físico, apenas viver um sonho e um conto de fadas! Na verdade, esta preparação não possui regra.
Começando pela música, alguns pares escolhem uma canção que faça parte de sua história de amor e outros aceitam sugestões dos profissionais que o contratam.
Por sinal, escolher um bom profissional faz toda diferença. É imprescindível que o professor escolhido saiba captar e adaptar o sonho do casal com a real capacidade dos mesmos em desempenhar os passos e movimentos.
Nestas horas, 'menos é mais': se o prazo de ensaio for pequeno, é preferível uma dança simples e limpa que uma dança complicada e mal executada.
Uma coreografia mais elaborada leva de 3 a 6 meses no mínimo e, mesmo assim, depende de muito do esforço, treino, dedicação e paciência, pois envolve um casal e cada pessoa tem suas limitações. Este momento é um ótimo teste para um já começar a se adaptar ao outro e a entender as limitações do outro.
Com 20 anos de casada, tenho bagagem para falar que consigo perceber a paciência que um par tem com o outro e, no fundo, tenho a intuição se aquela união dará certo ou não... Mas isto não é da minha conta, não é mesmo?
Este profissional escolhido terá a capacidade de harmonizar os treinos, pois pode ser às vezes desgastante ensaiar os mesmos movimentos repetidas vezes. Apesar do desgaste, este ensaio é fundamental, pois traz segurança ao casal no dia do grande evento.
É fundamental uma boa alimentação antes das maratonas de treinos, sorriso e alegria.
Pode acontecer que um dos pares não tenha a mesma vontade que o outro para fazer esta apresentação. Isto tem que ser bastante negociado entre os mesmos, pois o tiro pode sair pela culatra. Ceder é necessário em qualquer relacionamento, mas se um se sentir muito desconfortável é melhor não dançar.
A dança pode ser original e criativa ou ser uma releitura ou uma nova versão de algum filme famoso como “Dirty Dancing” ou “Perfume de Mulher”.
A coreografia também pode envolver os convidados como padrinhos e madrinhas, por exemplo.
Dicas práticas:
- É necessário saber a roupa da noiva, assim como arranjo da cabeça e o penteado, para não atrapalhar os movimentos e passos escolhidos. Vestido tomara que caia tem que ser muito bem feito, caso contrário pode ocorrer uma vídeo cacetada. Normalmente este diálogo é secreto entre o (a) profissional e a noiva.
- Chão muito encerado e sapato novo não combinam. É preciso raspar a sola dos calçados. Se possível, treinar com os sapatos que serão usados no dia do casamento pra acostumar com os mesmos.
- Treinar a coreografia no local da festa alguns dias antes pra que o casal se oriente em relação ao espaço.
- O cerimonial tem que ficar atento às crianças para não invadirem o espaço reservado para a dança.
- Preparar uma boa música de entrada até a pista para já causar impacto aos convidados.
Enfim, o dia do casamento é um dia mágico e os detalhes fazem toda diferença.
bhdancadesalao.blogspot.com - 4 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Caçadores de Bailes BH (orkut e facebook) - 6 anos de divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário