segunda-feira, 27 de maio de 2013

Texto: Regra e excessão

por Elaine Reis - professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa

Faço muitas brincadeiras quando estou dando aula, principalmente se for coletiva. Assuntos sérios muitas vezes são colocados de uma forma engraçada e lúdica e também coloco uma pitada de malícia.
Nesta última semana, estava convidando os alunos para prestigiarem um determinado baile da academia e pedi com muito carinho que os cavalheiros da turma comparecessem, pois os bolsistas iriam trabalhar como personal dancing em outro evento. Não é legal quando coincidem festas no mesmo dia, mas infelizmente estas coisas fogem do nosso controle.
Cheguei a implorar a presença dos alunos do sexo masculino e um deles me perguntou: "Professora, porque as mulheres só estão dançando duas músicas? Será que elas estão achando que a terceira música engravida?"
Risadas de todos os lados surgiram, os tímidos arregalaram os olhos, e eu dei uma boa gargalhada. Na mesma hora, perguntei aos outros cavalheiros se este fato era comum e eles responderam que sim. Pensei na mesma hora: a exceção está virando regra, que loucura...!
A empresa Pé de Valsa é bastante solicitada para atender a demanda de clubes e festas particulares para o serviço de personal dancing. Nestes casos, como o número de mulheres é gigantesco, foi estipulado a regra que cada dançarino só pode dançar duas músicas com cada dama, pois assim consigo atender a grande demanda.
Não tinha conhecimento que, por causa desta regra, as próprias mulheres estavam se privando de dançar mais tempo com um cavalheiro “normal”.
Meu aluno mostrou-me uma realidade que até então desconhecia, senti que ele estava se sentido um pouco preterido, pois achava que a dama não estava gostando de dançar com ele, pois já na segunda música parava de dançar... Ai Jesus!
Cavalheiros e damas, podem dançar quantas músicas tiverem vontade! Afinal, a exceção não pode virar regra!
Eu, como mulher casada, danço duas músicas; é um critério que podemos dizer que fica na zona de conforto para meu relacionamento de 21 anos. Não deixa de ser uma outra exceção, não é mesmo?
Sei que nas milongas existem outras regras. Tanda é uma sequência de três a cinco músicas (valsa, tango ou milonga) de uma mesma orquestra e cortina é uma música de ritmo diferente para quebrar esta sequência. Normalmente, na cortina os pares são trocados; dentro de uma tanda os pares são os mesmos.
Cavalheiros e damas, podem dançar quantas músicas tiverem vontade, com a consciência de respeitar a cultura e a situação do local. E muito cuidado para a exceção não virar regra!

Apoio:
bhdancadesalao.blogspot.com - 5 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - 4 anos de "muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte"
Caçadores de Bailes BH (comunidade Orkut - grupo Facebook) - 6 anos de divulgação - onde tudo começou

Nenhum comentário: