segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Texto: Os CHAs na dança de salão


por Fábio Gomes Paulino

Muito famoso e principalmente temido quando se trata de estar em algum evento que envolva dançar é o “chá de cadeira.”
Aquele que faz com que muitas mulheres debrucem-se sobre a mesa com olhares de criança que não pode ir brincar no quintal em um dia mais frio e que aprisionam os cavalheiros atrás das grades de uma bebida em suas mesas, por timidez e insegurança.
Um chá como este ninguém está disposto a compartilhar, usando de uma linguagem mais moderna, ninguééém merece. Mas existe um CHA, e este o escrevo assim mesmo, em caixa alta, pois reúne as iniciais das palavras Conhecimento, Habilidade e Atitude, ao qual convido a todos a se sentarem para discutirmos.
Àqueles que já militam nos ambientes corporativos e até mesmo os que um breve momento tiveram contato com personalidades deste cenário, tais como Max Geringher, já devem ter ouvido falar que estamos na Era das Competências, onde não mais avaliamos um profissional pela sua inteligência, antigamente expressa por números como os famosos testes de QI (Quoeficiente de Inteligência). Está em voga mapear as competências, entender sobre o saber, o saber como fazer e querer fazer.
Quando mapeamos as competências, e sugiro começarmos por nós mesmos para entendermos melhor, o objetivo é nos conhecermos melhor e almejarmos uma busca constante por melhorias, em todos os aspectos. As variáveis que compõem o CHA, os Conhecimentos expressam tudo àquilo que aprendemos em cursos, leis, domínio de processos e experiências, as nossas Habilidades compõem-se de técnicas, capacidades, e resultados que apresentamos e por fim as Atitudes, estas estão intimamente ligadas aos indivíduos, tais como valores adquiridos dos pais, princípios, comportamentos e percepções do ambiente, o ser que cada traz consigo, nossos.
Em uma analogia com a dança de salão, ao mapearmos nossas competências como dançarinos, alunos, bolsistas, professores ou simplesmente apreciadores, buscamos nos conhecer  primeiramente, aprimorando aquilo que já dominamos ou temos facilidade e estudando o que está em defasagem. A busca pela harmonia nestes vértices nos guiarão, para cada vez mais sermos melhores parceiros nos salões e, sobretudo mais felizes e libertos.
Para sermos competentes como motoristas no trânsito devemos ter um bom reflexo e sermos pacientes (atitudes), ter a habilitação adequada e conhecimentos sobre as leis de trânsito (conhecimentos) e sermos capazes de guiar um automóvel, dando a partida e finalizando-o em uma determinada posição com segurança e firmeza (habilidade). Do mesmo modo na dança de salão, devemos ter um brilho no olho, um coração alegre, uma vontade para dançar, devemos saber que a dança se faz de dois, cada qual com seu espaço, onde existe rápido-rápido-leeento, tic- tic-tum e ronda.
Fica o convite que para nos preocupemos sempre em desenvolver este CHA, certamente evitaremos muitos outros chás de cadeira.

BH Dança de Salão.com.br muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Nenhum comentário: