segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Texto: Pesquisa de Mercado


por Elaine Reis

Todo início de ano reajustamos as mensalidades da academia. O índice de aumento é baseado em duas fontes. Primeiro no noticiário da TV e jornal, que relatam a porcentagem estabelecida pelo governo para o acréscimo dado as escolas particulares de ensino. Segundo, em uma pesquisa pessoal na internet das empresas afins no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Tento focar na pesquisa: o bairro, a segurança, o perfil do aluno, os impostos, o conforto e a qualidade de trabalho dos concorrentes para avaliar a realidade.
Assim obtenho o valor a ser cobrado naquele determinado ano.
Não tenho costume de ligar para outra escola. Caso isto fosse a minha fonte de informação faria da seguinte forma:
Sou Elaine Reis, da academia Pé de Valsa e estou fazendo uma pesquisa dos valores cobrados das mensalidades, você poderia me passar os seus?
Porquê muitos concorrentes ligam para fazer este apanhado fingindo que são alunos?
Que bobagem!
Aí vocês me perguntam como você sabe que este futuro aluno não é um real pretendente?
Antes de dar a minha explicação gostaria de dizer que faço questão de atender o máximo possível de ligações dentro da empresa.
Sendo lúdica, diria que a maioria dos alunos reais não sabe nada no início da conversa, e assim é a gente que devagarinho vai informando se é aula coletiva ou particular, se precisa ter par ou não, se tem matrícula. No caso contrário - do falso aluno - as perguntas são feitas como se eles já estivessem dentro da empresa sabendo de todos os detalhes. Pergunta direto o valor da matrícula, quais são os professores, e já sabem o formato das turmas e o processo de aula particular.
Sendo realista tenho “BINA”.
Já dei várias risadas, identificando as chamadas. Na época de TPM fico irada pelo tempo que me fazem perder.
Seria tão legal se um concorrente se identificasse. Poderíamos bater um papo legal.
Deste telefonema poderão nascer novos empreendimentos.
A concorrência leal é muito saudável, pois tira a gente da estagnação.
O único exemplo positivo que tenho foi da Marina Barbosa, ligou e me pediu os preços de 2010. Tudo bem que ela já trabalhou conosco, mas fiquei muito feliz com a sua posição.
Até breve! Agora que terminou o carnaval, e o ano realmente começa, sucesso para todas as pessoas que amam o que fazem principalmente as que trabalham com Dança de Salão.
Elaine Reis é professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa

BH Dança de Salão.com.br muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Nenhum comentário: