segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Texto: Gosto não se discute







por Elaine Reis (professora e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Vamos e venhamos: escutar crítica, mesmo que construtiva, é um processo que exige muito desprendimento e sabedoria.
Às vezes estamos com a gaveta tão cheia que um alfinete não entra outras vezes este mesmo alfinete pode espetar e faz você acordar para novas realidades e assim você resolve fazer uma mudança geral.
Um fato não se pode negar: toda arte é essencialmente subjetiva. Assim o belo, o feio, o bom e o ruim sempre dependerão dos olhos de cada um, não existindo uma regra.
Certas discussões são tão agressivas e desnecessárias.
Para dançar, o que é música boa? Uns adoram música mecânica, outros adoram música ao vivo, uns adoram pista escorregadia, outros preferem pisos aderentes.
Poderia gastar pelo menos mais vinte linhas falando da diferença de gosto.
Todos estão certos. Cada ambiente de dança possui as suas características, conforme a sua história.
O frequentador e cliente de baile, hoje, têm tantas opções e variedades que, com certeza, vão escolher o que combinam com o seu perfil.
Assim certas discussões parecem sem pé nem cabeça. Quem sabe em vez de gastarmos neurônios com futilidades poderíamos engajar em causas que farão diferença positiva para toda uma classe da dança de salão.
Volto a dizer: Minas é um berço de dança artisticamente falando, mas a movimentação das entidades da dança de salão é nula. Não somos politizados, este perfil tem que ser alterado imediatamente.
Informo que a “galera” do Rio conseguiu que a dança de salão seja patrimônio imaterial do estado.
Vamos deixar os conflitos pessoais de lado, vamos abaixar o ego e sair à luta por uma causa maior, a DANÇA DE SALÃO.
Além da preservação de nossa cultura temos que aumentar o público que compra os nossos serviços.
Não desistirei e aguardo a manifestação de profissionais e empresários que juntos possamos montar uma comissão de planejamento.

bhdancadesalao.blogspot.com - 3 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 4 anos de divulgação

2 comentários:

Cia de Dança Elaine Nunes disse...

Você está totalmente certa nas suas palavras, Minas é um estado riquissimo na arte e principalmente na dança, mais a realidade não nos faz ser vistos assim, pela falta de união da classe, em especial da dança de salão, por isso conte comigo para me juntar aos milhões de grãozinhos de areia que podem vir a mudar esta realidade.
Abraço
Elaine Nunes

Unknown disse...

Também dou total apoio as suas palavras e tenho ressalvas; Há muita escola de dança aberta, sem nenhum critério e as vezes o cliente tem vontade de aprender, se esforça, mas a escola não corresponde as expectativas, ai a gente fica na tentativa e erro. Eu acho que voces precisariam regulamentar a profissão e fazer valer o direito de voces e do cliente também.