quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vencedores do Baila Floripa Duo 2011


Arthur Bellaguarda e Isabel Rocha, de Florianópolis, venceram na madrugada de hoje (22.04) o Baila Floripa Duo – VI Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato, que integra a programação da X Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2011, foi realizado no piso G2 do Majestic Palace Hotel, durante a festa de abertura do evento. Cerca de 450 pessoas assistiram à disputa que teve a participação de nove casais, sendo três de Santa Catarina, três de São Paulo, dois do Paraná e um do Rio Grande do Sul.

A apresentação dos candidatos foi dividida em duas baterias eliminatórias. A primeira iniciou às 23h20 de ontem (21.04), com cinco duplas, e a segunda às 23h40, com as outras quatro. Os dançarinos foram avaliados em uma sequência de ritmos sorteada na hora pelos organizadores: samba, tango, salsa, bolero e zouk. Os jurados observaram os quesitos criatividade, harmonia do casal, expressão corporal, figurino, técnica, musicalidade e deslocamento pelo salão, durante dois minutos em cada ritmo. A mesa de som ficou sob o comando do DJ Zé do Lago, de São Paulo.

À 0h40 de sexta-feira, cinco casais retornaram ao salão para a etapa final, obedecendo à mesma ordem de músicas. A comissão julgadora foi composta pelos bailarinos e professores Edson Modesto, de São Paulo, Kadu Pires e Larissa Thayane, de Brisbane (Austrália), Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann, de Los Angeles (EUA). Feita a contagem dos pontos, à 1h20, a presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), Aline Menezes, anunciou os vencedores: Arthur Bellaguarda e Isabel Rocha, de Florianópolis, em primeiro; Washington Passos e Carina Trombim, de Curitiba, em segundo; Sandro Soncini e Kamila Hoffmann, de Florianópolis, em terceiro.

Os vencedores receberam como prêmio R$ 2.000,00 + pacote completo com hospedagem e alimentação para o Baila Costão 2011; os vice-campeões um pacote completo com hospedagem para o Baila Floripa 2012; e os terceiros colocados um pacote completo para o Congresso Internacional de Tango – Florianópolis Tango 2012. O Baila Costão será realizado de 28 a 31 de julho, no Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, em Florianópolis. O Congresso de Tango ocorre também na capital catarinense, no mês de fevereiro. Além disso, a dupla campeã fará participação especial na sessão de encerramento do Baila Floripa, neste domingo (24.04), no Teatro Governador Pedro Ivo.

Concorrentes
*Arthur Bellaguarda e Isabel Rocha (Florianópolis/SC) – 1º lugar
*Washington Passos e Carina Trombim (Curitiba/PR) – 2º lugar
*Sandro Soncini e Kamila Hoffmann (Florianópolis/SC) – 3º lugar
*Rick Lima e Tati Souza (São Paulo/SP) – finalista
*Daniel Lessa e Alessandra Tavares (São Paulo/SP) – finalista
*Edgar Fernandes e Carolina Parpinelli (São Paulo/SP)
*Bryan Malkut e Camila Suellen (Itajaí/SC)
*William Morais e Carol Isolani (Curitiba/PR)
*Tiago e Fabi (Ijuí/RS)

Os campeões
Antes de se dedicar à dança de salão, Arthur (28) só tinha como experiência a dança gauchesca. Dos 10 aos 14 anos, participava de invernadas artísticas e frequentava centros de tradições gaúchas (CTGs), que têm presença forte em Santa Catarina. Aos 19, entrou para o Centro de Dança Edson Nunes, sendo o último aluno do sexo masculino formado pelo professor em Florianópolis, há sete anos, quando a escola foi desativada. Em seguida, integrou companhias de dança, como a Fabiano Silveira e a Kirinus.
Isabel (24) iniciou-se direto na dança de salão, aos 15 anos, tendo aulas com Sheila Ludwig e Daniel Pozzobon, no Espaço Vida Saudável, também na capital catarinense. Em 2004, passou para a academia de Edson Nunes, onde conheceu Arthur. Ali, começou o namoro e a parceria profissional. Desde então, o casal estuda outras gêneros de dança, como jazz, clássica e hip hop, para complementar a consciência corporal e aprimorar o desempenho nos ritmos de salão. Juntos, já percorreram mostras e festivais pelo País, ora se apresentando, ora ministrando cursos.

Em 2010, após manterem a academia Twist por um período no centro da cidade, foram convidados para uma temporada de aulas em Oslo, Noruega.  Durante três meses, ministraram cursos para turmas regulares de 12 casais, além de ensinar ritmos latinos na Inglaterra, República Tcheca e Suíça.

O Baila Floripa Duo foi o primeiro concurso nacional que eles competiram. “Para nós foi uma grande honra ter vencido um campeonato deste nível”, conta Isabel, lembrando que nem pensavam em participar desta disputa marcada pela alta qualidade dos bailarinos. “O pessoal apoiou e resolvemos nos inscrever. Decidimos não treinar, mas fazer o que a gente sabe. Não ensaiamos absolutamente nada”, completa Arthur. A partir da vitória de hoje, já cogitam em competir em outros concursos pelo Brasil.

Fonte: email recebido de marcosreichardtcardoso@yahoo.com.br

Na foto de Leandro Martins: Isabel, Arthur, Aline, Carina, Washington, Karina, Sandro


bhdancadesalao.blogspot.com - 3 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 4 anos de divulgação

Nenhum comentário: