domingo, 24 de julho de 2011

Texto: Professor Ideal

por Elaine Reis (professora e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Qual ser humano não possui dentro da sua memória a imagem daquele (a) professor (a) querido (a) do passado? O que ele tinha que nos contagiava tanto na escola, colégio e/ou faculdade?
Sem sombra de dúvida há uma aliança entre o saber e o dom de dar aula e isto não é para qualquer um. Talvez a maior dificuldade dentro da educação seja encontrar este tipo de professor, pois só estes conseguem fazer a diferença para os aprendizes.
Alunos, por definição de acordo com a etmologia da palavra, são seres sem luz e, infelizmente, muitos educadores não têm a capacidade de motivar seus alunos dentro de uma sala de aula, independente da área de atuação. Talvez este fato seja um dos motivos da ignorância de nossa sociedade que temos presenciado bastante nos últimos tempos.
Este texto tem o intuito de ajudar pessoas que almejam ser professores de dança de salão a se auto-avaliarem, se sua aptidão é aparente ou verdadeira.
Técnica, didática, história da dança, musicalidade, movimentos, consciência corporal, dentre outros são importantes, mas estes fatores por si só estão longe de ser o suficiente para ser um (a) bom (a) professor (a) de dança.
Existem algumas características que já nascem dentro de alguns seres humanos, são inerentes a eles e profundamente necessárias. Já outras pessoas têm que fazer um grande esforço para conquistá-las. Vou citar algumas delas:
CARISMA: Você é daquelas pessoas que, ao chegar em algum ambiente, tem o costume de dar bom dia para qualquer pessoa sem distinção de idade, raça ou posição social? Pense com carinho: ao chegar ao banco para pagar uma conta você cumprimenta a faxineira que está trabalhando, ou ela é invisível para sua pessoa? Um bom professor, mesmos nas horas mais difíceis da sua vida, terá que ter um sorriso e uma palavra gentil para todos que o circundam.
OBSERVADOR POSITIVO: Você consegue perceber se seu amigo cortou cabelo, ou tem capacidade de notar que ele está com um sapato novo e elogiá-lo? Ou é daqueles que gosta de pegar no ponto fraco e sempre ser muito sincero mais sempre focando o negativo e o defeito? O aluno precisa ser notado com alegria e afeto.
HUMILDADE: Você é daqueles que sempre sabe tudo ou tem a coragem de dizer para alguém que no momento você não tem uma opinião formada sobre aquele assunto, mas que estudará melhor e conseguirá dar uma posição o mais rápido possível?  Você sabe escutar críticas e analisá-las sem sentir seu orgulho ferido?
OUVIR: Saber ouvir sem dar palpite, apenas escutar, mesmo que o assunto não for do seu interesse. Há alunos que têm necessidade de falar mesmo dançando. Não somos formados em psicologia, Mas mesmo assim, é importante ouvir.
ORGANIZAÇÃO: No seu dia a dia você é organizado? Um bom professor tem que fazer planilhas de horários e de aula, cadastro de alunos, relação de passos, sequências musicais, etc...
PONTUALIDADE: Você gosta de ir ao médico e ficar esperando horas? E do atendimento do tele-marketing? Olha que o exemplo citado acima são necessidades básicas. Lembre que o nosso serviço é de entretenimento. Tenho conhecimento de vários professores que perderam a credibilidade, pois não cumprem regras simples do cotidiano. Nunca atrase e sempre dê retorno rápido para o seu aluno.
ASEIO: Perfume na dose certa, um bom hálito, uniforme da academia.
CALMA: Sempre necessária para inverter uma situação de grande conflito.
PERCEPÇÂO: Não privilegiar ninguém, mesmo em uma turma heterogênea, e entender que mesmo em uma aula coletiva as pessoas querem ser reconhecidas individualmente. Você está preparado a aceitar os limites das pessoas? O aluno com toda certeza pode se superar, mas você tem consciência de que a superação dele pode ser muito abaixo da sua definição pessoal do “belo” e mesmo assim você terá capacidade e dignidade de elogiar?
DUALIDADE: Você tem facilidade de fazer o papel de dama e cavalheiro e tudo que isto representa na técnica e na emoção?
CAMALEÃO: Na nossa área temos que oferecer o nosso produto. Você sabe ser um vendedor? Como será um bom professor se não tem aluno? Aqui também entra uma outra questão: em vários locais do mundo um professor se especializa em um único ritmo. E aqui no Brasil a concepção é diferente. Nós professores de dança de salão ensinamos vários ritmos, não é mesmo? Haja estudo!

Realmente são muitas emoções, isto sem esquecer palavras como paciência,  persistência, garra e uma eterna procura por mais conhecimento.
Precisamos alertar as pessoas que querem procurar mestres de dança de salão a serem mais exigentes. Só assim poderemos tirar do mercado vários charlatões.
Termino meu texto com a última palavra: AMOR! Você tem verdadeiro AMOR por esta arte? Respire fundo e responda para si mesmo. A resposta, sendo positiva, já é um grande início...


bhdancadesalao.blogspot.com - 4 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Um comentário:

samir disse...

Gostei, com o passar do tempo aos poucos a gente percebe que são detalhes aparentemente pequenos que fazem toda a diferença e faz das pessoas serem quem elas são ou melhor fazem alguns professores de dança se destacarem na multidão.

Não tem como mais ficar só com o cru, "Ha eu danço muito, vou dar aula", sendo assim o cara ta no caminho mas e o recheio de negocio onde que ta?
Uma frase que um amigo meu fala que acho bacana:
"Arroz e Feijão enche barriga mas um file, um molho vez ou outra num é ruim não viu".

Parabéns pelo texto e pelo outros textos também.