quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Texto: Benefícios da dança

por José Modesto Filho (aluno do projeto cabeça de Prata da Academia Pé de valsa)

A dança, principalmente a dança de salão, é um elemento de aproximação das pessoas e até mesmo de promoção da saúde e bem estar.
Os seus participantes, além de se divertirem, participando de eventos festivos com muita alegria, fazem exercícios físicos, de transcendental importância para a saúde do corpo e da mente.
Em se tratando da terceira idade, funciona como elixir da juventude. Exageros à parte, a dança aumenta a auto-estima. Motiva todos a deixarem a vida sedentária e acomodada para trás, atitudes peculiares a esta idade, e a sair em busca de diversão saudável, cultivar e fazer novas amizades e... porque não arranjar novos amores?
A dança de salão enseja mais de um objetivo:

1- Para os cônjuges, que habitualmente são pares constantes, melhora o relacionamento em todos os sentidos. A coordenação dos passos em sintonia com o ritmo musical, incrementando o comprometimento com a harmonia física e emocional do casal, alimenta a chama do amor, imprescindível para a felicidade duradoura e alegria da vida a dois.

2- Aos que frequentam o mesmo ambiente social, a dança proporciona oportunidade para incrementar, de maneira festiva, os laços de amizade.

3- Para os livres e desempedidos, é um meio muito eficiente para “quebrar o gelo”, e estabelecer um contato inicial, travar conhecimento, fazer amizades, iniciar um relacionamento amoroso, que muitas vezes dá certo e se transforma em uma união duradoura ou definitiva.

4- Já para os liberais e mais ousados, é uma arma infalível para a paquera.

Em suma, a dança de salão é um agente de sedução saudável, de estreitamento e conquista de novas amizades, de conquista amorosa séria e responsável, e de paquera dependendo do propósito de cada praticante.
A dança é mais bonita e atraente, quando praticada com técnica e arte. Por isto é necessário um aprendizado que exige muito esforço, dedicação, disciplina e paciência, tanto por parte dos professores, como dos alunos.
As dificuldades surgidas não podem ser empecilhos ou motivo de desânimo. Devem ser encaradas com maturidade e superadas com entusiasmo, como uma atividade prazerosa.


bhdancadesalao.blogspot.com - 4 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Um comentário:

Leila Cruz Vieira disse...

Mais do que tudo, a dança de salão é superação, tanto das dificuldades internas, qto. das relacinadas ao comportamento.
Promove o autoconhecimento, atraves de movimentos inovadores e, a tolerancia e respeito ao outro, pela movimentação sincronizada.
Pode-se dizer que a dança de salão é um valioso instrumento de autorealização.