quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Texto: Professor artista ou artista professor?

por Elaine Reis (professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Conforme o nosso famoso "pai dos burros", o dicionário:
- "Artista por definição é criador de arte, pessoa que aprendeu uma arte, que se dedica à representação, no teatro, cinema, dança, rádio, TV; intérprete; ator,  exímia em determinada atividade, habilidoso, engenhoso."
- "Professor é aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina."

Conforme Marcial Salaverry:
-"Artista é quem consegue transformar coisas comuns, em algo belo, ou como definiu Picasso, em uma mensagem onde diz que 'Há pessoas que transforma o sol em uma mancha amarela, mas há aquelas que transformam uma mancha amarela no próprio sol... !'

Professores que ensinam pessoas aparentemente sem aptidão para a arte de dançar e os  transformam em seres comuns dançantes são artistas?

Artista é apenas aquele cidadão que necessita de aplausos em cada apresentação ou um indivíduo que consegue se sustentar com sua obra?

Qual é a obra de uma artista?

Complicada definição quando a mesma se mistura com sentimento, alma, talento, intuição, dom, técnica, pesquisa... tudo é muito subjetivo.

Também por definição um médico exímio é um artista em sua área!

Será que um artista verdadeiro é aquele que está em picadeiros, palcos, salões de apresentações ou em qualquer meio de comunicação?

Ou será que um verdadeiro artista - principalmente no Brasil - é aquele que consegue viver de arte? Arte de dançar, arte de representar, arte de escrever, arte de sorrir... Não sei...

Acho que sou uma professora artista. E você?


bhdancadesalao.blogspot.com - 4 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Nenhum comentário: