terça-feira, 20 de março de 2012

Dançando em ronda!?

por Wilson Milagres (publicador do site BH Dança de Salão.com.br e blog bhdancadesalao.blogspot.com)

O que é ronda? Porque preciso saber disso para dançar?
Pois é, muitos dançarinos iniciantes e também experientes ainda não sabem o que é ronda e pra que serve. Pois bem, a partir de hoje não terão mais essa desculpa.
Ronda é a forma de se dançar fazendo o salão “girar”. É claro que o salão em si não gira, mas sim os dançarinos, em torno do salão. Para facilitar, vamos a uma analogia com o trânsito de veículos: suponha que o veículo estivesse num rotatória. O veículo seguirá sempre pelo sentido da esquerda, sentido anti-horário. Pois é assim que os dançarinos devem se deslocar, dançando em sentido anti-horário, principalmente nos ritmos fortemente de deslocamento, tais como bolero,  tango e samba. Não que os outros ritmos não possam ser dançados em ronda; deveriam sim ser dançados em ronda, mas não há obrigatoriedade, como os três ritmos citados anteriormente.
Mas dançar em ronda, não é só deslocar em sentido anti-horário, tem algumas, digamos, regras de comportamento, que devem ser observadas: a ronda geralmente é dividida em três faixas (como se a rotatória fosse dividida em três faixas para veículos): a mais externa é usada por dançarinos experientes, que se deslocam o tempo todo; a segunda faixa, imediatamente mais interna a primeira faixa, é para os dançarinos intermediários ou que se deslocam moderadamente; já a faixa mais interna é usada para dançarinos iniciantes, que pouco se deslocam. Também devem usar essa última faixa os dançarinos que utilizam figuras que são estáticas, ou sejam, paradas. Não é que um dançarino iniciante não possa utilizar a faixa mais externa e vice-versa, porém usando-a, deve seguir o comportamento da mesma.
Além disso, não basta dançar a ronda somente deslocando. É preciso observar mais alguns comportamentos, tais como, quem está a seu lado, à sua frente e atrás. Evite trombar com quem está a seu lado, de ser atropelado ou de atropelar quem está a sua frente. Cuidado nas ultrapassagens, evitando incomodar que está a sua frente.
Outras observações são no sentido de evitar os passos aéreos – aqueles que a dama é impulsionada para cima ou lado, tirando-a do chão – e passos expandidos – aqueles que a dama ou cavalheiro faz estendendo uma das pernas e criando a possibilidade de dar uma “rasteira” no casal ao lado.
Dançar em ronda é antes de tudo, uma forma educada de se dançar, respeitando os que estão ao lado e seu companheiro/a, não atrapalhando ninguém de dançar e mantendo o baile tranquilo.

[]s
Wilson Milagres
bhdancadesalao.blogspot.com - 4 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Um comentário:

FosteR disse...

Ótima explicação sobre a ronda e das regras de comportamento no salão!