quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Texto: Pés Cansados

por Elaine Reis (proprietária e professora de dança de salão da Academia Pé de Valsa)

Sou movida por música. Vejo-me encarnada e fico fixada por uma determinada melodia ou letra a tal ponto que meu filho fala: "Pelo amor de Deus, você só vai ouvir isto?"
Neste campo musical, sou completamente eclética e isto serve como fonte de inspiração para a minha escrita.
Quando escutei a música Pés Cansados da Sandy foi como um soco no estômago... Toda profissão tem seus desgastes físicos e emocionais; e ser professora de dança não foge desta citação. O excesso de movimentos repetidos, a falta de consciência da juventude em executar passos mirabolantes sem uma preparação adequada para shows, exagero em saltos finos e altos sequelou em desgaste ósseo nos meus dois pés.
Hoje meus pés estão cansados e preciso manter minha rotina calçando tênis e um planejamento estratégico. Por exemplo, se tenho um casamento ou algum evento que me proponho a dançar, tenho que deixar os meus amados pesinhos de molho.
É de grande importância que gerações de artistas novatos tenham uma maior consciência da estrutura corporal, pois precisamos de todas as partes de nosso corpo saudável para manter a nossa rotina de serviço.
Mas erros são erros, temos que aceitá-los e nos perdoar. Precisamos ter um olhar positivo e arrumar uma solução para o problema da vez... Isso é a vida!
Emocionalmente falando, a música citada acima me fez pensar como é importante a gente amar o que faz e tentar, por mais difícil que seja, descobrir o que nos realiza, pois só assim teremos realmente força para superar os problemas sem virar uma doença pior, como depressão ou distúrbios mentais.
Esta dor adquirida na caminhada da vida, muitas vezes me tirou do lugar que mais gosto: “o baile”, pois a necessidade de poupar meus membros inferiores é muito grande.
Na letra da música, quando se diz: “Os mesmos pés cansados voltam para você” me dá um aperto no coração, pois sei que de alguma forma sempre voltarei com dor ou sem dor para as pistas de dança, onde é o lugar que minha alma se alimenta e, ao sair dela, estou recarregada para continuar caminhando...

bhdancadesalao.blogspot.com - 5 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - 4 anos de "muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte"
Caçadores de Bailes BH (comunidade Orkut - grupo Facebook) - 6 anos de divulgação - onde tudo começou

Nenhum comentário: