terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Texto: Odontologia: Sorriso! Dança de Salão: Toque!

por Elaine Reis - professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa

A odontologia tem a missão de formar profissionais que cuidam de um dos maiores poderes que o homem possui: o SORRISO.
O poder do sorriso move montanhas. Sorriso demonstra educação, traduz um estado de espírito e também é uma forma de comunicação bastante relevante para a evolução de nossa espécie. Aliás, importante ressaltar que o ser humano é o único animal que sorri.
Portanto, a importância deste profissional “deveria estar escrito nas estrelas”!!!!
Mas nem tudo são flores. Todo trabalho provoca um desgaste físico e psíquico - dependendo do trabalho, menor ou maior - àquele que o realiza.
Dessa forma, a prática odontológica provoca estresse físico (coluna, ombros, braços) e mental. Existem fatores que contribuem para a existência dos problemas físicos: falta de intervalos entre atendimentos, falta de alongamento, longa jornada de trabalho, postura inadequada.
Quanto aos problemas mentais, estes são provocados por alguns fatores, dentre eles: a vivência diária em um ambiente normalmente muito pequeno (sala de atendimento), focado em uma parte ainda menor: a boca do paciente. Ou seja, exige-se muita concentração durante um longo período de tempo. Outra questão é fato de o diálogo e a troca de informações com o outro nesta profissão ser quase mínima, já que o paciente na maioria do tempo não tem condições de falar; isto sem contar que no imaginário coletivo já existe uma repulsa ao barulho do 'motorzinho do dentista' gerando, infelizmente, uma aversão ao toque.
Aliado ao sorriso, o TOQUE é outro grande poder, quando vem associado à sensação de paz, segurança e conforto. E este toque pode ser adquirido na dança de salão (também chamada de dança social), podendo ser um grande aliado ao cirurgião dentista.
A dança de salão é uma atividade importante que tem a capacidade de harmonizar os principais aspectos que necessitamos para termos uma boa qualidade de vida em várias áreas: social, ambiental, física e emocional.
O toque, o sorriso, os movimentos corporais e a música são perfeitos para ajudar a aumentar a nossa imunidade, muitas vezes ameaçadas pela profissão.
Quando dançamos a dois, aliamos os passos trazendo uma consciência corporal provocando a melhoria da postura de uma forma lúdica. Quando rodopiamos pelo salão, nos sentimos livres no espaço e no tempo.
Braços entrelaçados, conversas com risadas, contato com alegria, tudo isso emana uma paz interior que beneficia principalmente quem busca uma explosão de sensações, normalmente aprisionada pela conjuntura da vida.
Nada mais merecido para o profissional que é responsável pela beleza do sorriso de também ter o direito de sorrir ao tocar a sua alma com os benefícios de movimentos sincronizados, liberdade de improviso, música estimulando a expressão de sentimentos. Enfim, muita dança de salão que tem o poder de mudar o seu humor e principalmente a sua rotina
Siga seu impulso na batida do seu coração!


Apoio:
bhdancadesalao.blogspot.com - 5 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - 4 anos de "muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte"
Caçadores de Bailes BH (comunidade Orkut - grupo Facebook) - 6 anos de divulgação - onde tudo começou

Nenhum comentário: