segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sobre os bailes

por Rodrigo Pinto

A dança de salão ganha uma propaganda positiva todo ano com programas de TV que fazem até os mais desengonçados “famosos” entrarem no ritmo. Creio que as escolas de dança devem ter visto um aumento de pessoas na procura por aulas para aprender a dançar.

Mas há pessoas que reclamam que quando vão aos bailes, são sempre os mesmos que encontram. Outras ainda torcem para que muitos bailes ocorram em BH para termos chance de escolher aonde ir.

Vejo, porém, uma propaganda contrária feita pelos que deveriam promover a dança de salão em BH. A seleção musical, muitas das vezes, não é cuidadosa. Pagamos de 10 a 15 reais para ir aos bailes. Por este preço podemos dançar por 3 a 4 horas geralmente. O conforto das pessoas que vão aos bailes é colocado à prova.

Os horários de início nem sempre são respeitados.

O piso pode ser escorregadio, grudento ou terminar com a sola do seu sapato.

O espaço é pequeno na maioria dos lugares.

Geralmente não há ventilação e faz calor.

Se você quiser se refrescar no banheiro, vá só até a primeira hora, porque depois não encontrará sabonete líquido (se é que há) ou papel toalha para se refazer.

A água, bebidas e comida, em geral, são caras. O lucro deve sair daí.

A iluminação é negligenciada e não parece haver muita preocupação com o clima para a dança.

Se quisermos ter ambientes de dança de salão que valham a pena ir, temos que em pensar em detalhes, sim. O preço cobrado acaba saindo caro do jeito que está.

A desculpa para não se investir não pode ser mais a de que não há pessoas suficientes para manter o lugar funcionando. Com certeza, sem essas melhorias, a única coisa garantida será cada vez mais, menos pessoas nos bailes.

PS: Em tempo: visitei uma escola recentemente (não importa agora dizer onde) em que havia até um vestiário masculino e feminino com duas duchas para os alunos e professores. Conforto e cuidado com a gente é isso aí.

Nenhum comentário: