quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Texto: Explosão do tênis

por Elaine Reis - Academia Pé de Valsa/BH/MG

Eu, sempre com minhas historinhas, há mais ou menos cinco anos atrás, fui ao baile de aniversario de uma academia: concorrentes leais e batalhadores.

Sempre tive a preocupação de arrumar com capricho, pois sei da importância da comemoração para a empresa e o trabalho exaustivo que este tipo de evento representa para os anfitriões.

Quando cheguei, um dos donos estava recebendo os convidados calçando o tênis de dança.

Fiquei encabulada e achei que realmente estava produzida demais.

Analisando mais a situação, comecei pensando: até o grupo Corpo quando quis enfatizar a dança a dois em Lecuona colocou as dançarinas de salto alto, o mesmo acontece com qualquer dança esportiva de Ballroon dance.

Não estou tão doida assim, não é mesmo?

De onde vem esta confusão?

Desde que as apresentações de dança passaram também para palcos e as coreografias começaram a ter mais influência de acrobacias, balé clássico e circo, é natural e viável para a saúde do corpo que os ensaios sejam com um calçado que diminua o impacto ao chão e é obvio que neste caso é necessário usar o tênis.

Concordo também que dançarinos fazendo serviço de personal dancing precisam estar com calçados mais confortáveis, e estes horríveis e pavorosos tênis cumprem este papel, pois dançarão com mulheres pesadas ou não em média de três a quatro horas.

Pode ser preconceito meu, mas um homem trajando uma calça social preta até disfarça esta discrepância, mas mulher usando estes medíocres calçados em evento sociais é tudo de péssimo.

Somos formadores de opiniões, enquanto professores, assim imitados. Se o motivo for o conforto em usar este tipo de calçado em aulas de dança temos que explicar para as mulheres principalmente que em um baile é desleixo.

A dança de salão prima pela postura, elegância, e isto também está aliado à forma de se vestir e calçar.

Sei perfeitamente que a maioria dos calçados de salto não é apropriada para dançar.

Tenho então a solução.

Pegue aquela sandália maravilhosa, entre no baile triunfante, depois de alguns minutos troque por aquele sapato confortável e terrível de dança, pelo menos é de salto alto e não parece que você está indo para uma academia de fitness.

Toda evolução traz mudanças para o bem ou para o mal, sei que sou da safra antiga, mas sempre estive e estou com a gaveta aberta, mas a tradição é cultura, vinda de nossos antepassados não é tudo que pode morrer.

Pergunta: será que é por causa do tênis que jovens pavões machos e fêmeas dançam parecendo que estão “possuídos” nos bailes, desrespeitando todos que estão em sua volta? Rsrsrsrsrsrsrrsrsr.

Elaine Reis é instrutora especializada em dança de salão da "Academia Pé de Valsa"- BH - divulgando a dança como forma de cultura, arte e lazer.

BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Nenhum comentário: