terça-feira, 31 de agosto de 2010

Texto: Ossos da profissão



por Elaine Reis (professora de dança de salão e proprietária da academia Pé de Valsa)

Sempre falamos do prazer em dar aula e nos benefícios que este trabalho proporciona.
Muitas pessoas ao saber do nosso ofício enchem a boca para falar que delícia trabalhar dançando, mas neste texto destacarei as dificuldades que enfrentamos como profissionais e infelizmente nem tudo é mar de rosas. Exemplificando o meu prefácio narrarei uma história:
Cavalheiro chega à academia para fazer a sua aula coletiva de dança de salão com a camisa do uniforme da empresa em que trabalha. Camisa amarrotada, causada pelo suor secado ao corpo de um dia intenso de tarefas. Sorriso largo, gentil, educado cumprimentando todas as pessoas, mas com um grave problema que parece imperceptível ao seu nariz: “FEDORENTO”.
Galera é muito difícil abordar uma pessoa sobre este assunto. A tática melhor é falar para todos na hora da aula sobre toques de higiene para que, com muita sorte, o principal ouvinte possa entender o recado.
Mau hálito alcoólico, por problemas estomacais ou por falta de uma boa escovação bucal, traz um certo desconforto a todos.
Pessoas que transpiram muito nas mãos também têm que se prevenir usando uma luva.
Aos alunos que vêm depois do expediente de serviço precisam chegar à escola e fazer um breve asseio.
Já perdi alguns clientes e tenho certeza que não fui à única por intolerância à falta de higiene de alguns colegas de sala. Vamos e convenhamos: é duro de agüentar. Usando as palavras de meu filho, ninguém merece.

bhdancadesalao.blogspot.com - 3 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 4 anos de divulgação

Um comentário:

Unknown disse...

Bom, toda profissão tem os seus espinhos, resta sabermos lidar com eles e creio que educadamente, poderiam expor o assunto para a turma, seja através de mensagens ou verbalmente, pois este problema acontece também com nós alunos, com relação aos professores.