terça-feira, 9 de agosto de 2011

Texto: Cada macaco no seu galho

por Elaine Reis (professora e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Enquanto a dança não tiver regulamentação, professores qualificados correm riscos de serem trocados por “titica de galinha”.
Tenho visto e escutado algumas coisas que meu estômago chega a embrulhar.
A última que escutei foi: existe estagiário em educação física com bagagem em dança de seis meses adquiridos dentro do currículo da faculdade sendo chamados para administrar aulas de dança de salão dentro de nobres academias de ginástica de BH! Jesus Cristo, rogai por nós!
Nenhuma modalidade de dança capacita a pessoa como aluno muito menos como professor em períodos relâmpagos. Além disto, dançar necessita de prática (inclusive, nos bailes de dança) e não apenas de teoria.
Ouvi dizer também que algumas academias de fitness chamam alunos para fazer dança de salão (forró, samba de gafieira, tango, salsa, merengue) colocando um “animador” na frente do espelho e um bando de pessoas (principalmente mulheres) atrás acompanhado o “fisiculturista”. Será que isto é dança de salão, isto é dançar a dois???
Vamos dar o nome certo aos “bois”. A aula citada acima talvez possa ser chamada de dança livre e não dança de salão! A única relação com a nossa arte é a utilização das mesmas músicas.
Concordo que esta modalidade de “ginástica” ou “dança livre” é uma grande solução para as mulheres que não tenham par para dançar. Elas vão ficar craques nas baladas. Parabéns... É uma opção legal.
Mas não confundam as danças. Mulheres que fazem esta modalidade autônoma, por favor, não apareçam em bailes de dança de salão achando que sabem dançar. Ninguém (nem aluno nem professor) é obrigado a ficar carregando parceiras sem nenhuma consciência do que é dançar a dois. Já escutei de uma destas damas que optaram por esta modalidade do aprendizado individual na frente do espelho que está bem preparada para dançar de par. Aff...!
A nossa função é conscientizar associações, clubes, academias de fitness e de dança, além de alunos e professores que, no que se refere à dança, o ditado cada macaco no seu galho também é válido.
Vale lembrar que a maioria dos professores de dança de salão é apta a ensinar dança livre, mas o contrário desta afirmação não é verdadeiro.
Aqui entra uma palavra que está esquecida do seu fundamento em nossa sociedade: ÉTICA.


bhdancadesalao.blogspot.com - 4 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Nenhum comentário: