terça-feira, 23 de agosto de 2011

Texto: O exemplo vem da gente

por Elaine Reis (professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Já disse em outro texto que tenho o costume de preparar os dançarinos para dançar em eventos quando a academia é solicitada a fazer este serviço. Venho lutando há vários anos com contratantes que possuem uma visão equivocada sobre a remuneração deste trabalho. Julgam a falta de necessidade de pagar o serviço do dançarino, pois o mesmo pode se sentir como convidado e comer e beber a vontade (bebida não alcoólica). É deprimente.
Somos responsáveis por esta realidade.
Mesmo com toda explicação e aconselhamento, alguns dançarinos chegam à festa parecendo leões selvagens e famintos. Sem um mínimo de educação, saem invadindo a mesa de alimentação com tal fúria que a imagem que passam é de que realmente estão passando fome em casa. Nesta condição, é até coerente que o contratante ache que a forma de pagamento seja um prato de comida, não é mesmo?
Aqui cito outro exemplo. Como alguns sabem, acabo de receber um prêmio no Rio de Janeiro e, apesar de toda alegria do evento, uma coisa ficou muito clara. Professores, alunos, promotores de eventos de dança ainda não estão educados para presidir uma cerimônia solene. Ouvir na hora de ouvir, dançar na hora de dançar e falar na hora de falar parecem atitudes óbvias, mas não são.
Como 95% do nosso trabalho é entretenimento, o público acha que tudo é algazarra. Precisamos destes 5% para que possamos continuar perpetuando a arte de dançar a dois com assuntos polêmicos e de profunda necessidade de debate.
Como defender os nossos direitos sem o respeito dos principais interessados?
Nós, formadores de opiniões, temos a responsabilidade de conscientizar as pessoas que estão envolvidas em todo processo da dança de salão que a alegria e prazer estão diretamente associados à qualidade de serviços. E estes serviços precisam de disciplina, organização e respeito.
Se nós professores não dermos este exemplo, não podemos cobrar esta atitude das pessoas que fazem parte de toda cadeia de funções na dança, não é mesmo?


bhdancadesalao.blogspot.com - 4 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Nenhum comentário: