terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto: Como mensurar?



por Elaine Reis (professora de dança de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Conversa de auto ajuda para muitos é piegas, mas estou cansada de falar dos problemas sem conseguir achar a solução. Sinto-me sozinha em uma selva.
Mas neste texto quero falar de assuntos alegres e positivos. Quem sabe que esta energia que tanto acredito possa causar arrepios e uma profunda transformação nas pessoas?!
Como mensurar aquela aluna que chegou tímida na escola sem aos menos conseguir se olhar no espelho e, com o passar do tempo, você percebe seu andar diferente e firme, segurança diante de sua imagem, sorriso largo no rosto e até uma forma nova de se vestir?
Como mensurar aquele cavalheiro que veio para a academia de forma obrigada “estimulada” por sua parceira namorada ou esposa e, com os passar do tempo, começa a tomar gosto pela dança e aquela resistência inicial vai transformando o brilho do seu olhar e no final este mesmo sujeito já chega mais cedo para as aulas?
Como mensurar aquele casal de nubentes que chegam cheios de esperança no amor e relacionamento querendo fazer uma linda apresentação de dança em um dos dias mais importantes de sua vida?
Como mensurar os olhos lagrimejados de avós, padrinhos, tios e mãe ao ver sua filha rodopiar uma valsa com o seu pai na sua festa de quinze anos?
Como mensurar o cavalheiro que até para pedir informação sobre as aulas sofreu horrores e agora é um dos rapazes mais requisitados para dançar?
Como mensurar aquele que iniciante com grande dificuldade, mas mesmo sendo limitado o professor conseguiu possibilitar a ele uma consciência corporal que fez e faz diferença para o seu cotidiano?
Como mensurar aquele casal que possui anos de relacionamento que chega em sua empresa sem motivação, com uma rotina árdua e que de repente você percebe que eles já estão interagindo com outros casais e modificando completamente a sua vida social?
Como mensurar aquela pessoa que chega sozinha e depois de algum tempo sai da sua casa acompanhada para viver a sua vida?
Como mensurar a inquietude de uma mãe que, ao perceber que seu filho tem um problema de interação social e timidez, e que como um “passo de mágica”  percebe que aquele garoto está se relacionando com velho, novo, pobre, rico e ainda dançando com várias mulheres?
Como mensurar as profundas amizades adquiridas pelo intermédio da dança de salão?
Como mensurar os contatos estabelecidos com pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo?
Como mensurar a transformação de alunos em bolsistas e estes por sua vez em excelentes professores?
Como mensurar o (a) professor (a)que se torna mestre, sabendo captar o verdadeiro desejo de seu aluno?
Realmente sou uma pessoa de grande sorte e acredito que todos que trabalham na preservação da nossa cultura também são.
Agradeço a Deus todos os dias por esta oportunidade, sinto-me carregada no colo por Ele! Mesmo com toda evolução e transformação da nossa arte, há certas preceitos que jamais mudam e são estas atitudes imensuráveis que fazem a nossa cultura perpetuar!


bhdancadesalao.blogspot.com - 3 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 5 anos de divulgação

Nenhum comentário: