quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Texto: Quanta inocência

por Elaine Reis: proprietária e professora de dança de salão da Academia Pé de Valsa

Quando se é jovem, tudo é perfeito e a doce ilusão de que nada pode te acontecer é uma realidade absoluta. E as experiências dos mais velhos não são escutadas....
Uma vez li que as pessoas inteligentes aprendem com seus próprios erros e os sábios aprendem com erros dos outros. Quem dera que fôssemos sábios...
Estou careca de falar para quem está em processo de formação na dança de salão, ou melhor, para quem almeja no fundo da alma trabalhar com a arte de dança de salão para ter foco!
Muitos entram deslumbrados com as apresentações, aplausos, etc, mas desconhecem (com raríssimas exceções) que o nosso sustento se dá através do  ensino desta atividade, e não dos shows/espetáculos.
Os iniciantes e sonhadores, na flor da idade, fazem loucuras em seus corpos com ensaios frenéticos para apresentações de dança sem nenhuma preparação corporal. Não têm noção da consequência.
Nós só começamos a perceber certos membros e músculos do corpo quando eles começam a doer. Isso é uma realidade tão óbvia e tão esquecida... depois não adianta reclamar. Nosso presente é reflexo do nosso passado.
Descrevo agora a seguinte cena: ano 1996, quinto ano de aniversário da Academia Pé de Valsa, banda ao vivo Super Som C&A, companhia do mestre Jaime Arôxa, (Bianca, Adílio, Renata, Cristóvão, Drica, Érico, Raquel, Rogério, etc), turma da pesada.
Nesta época, não se fazia nenhuma preparação de fortalecimento muscular e, como de costume, tínhamos preparado exaustivamente uma apresentação de dança.
Tirando a tremedeira de dançar antes do mestre e sua bárbara equipe, o cansaço de preparar os detalhes do evento o dia inteiro e o medo da fiscalização do ECAD que consome o seu lucro, só faltava respirar fundo e se concentrar na apresentação.
Fácil não foi e, desta vez, uma queda no final da apresentação...!
Diagnóstico: fratura por stress no metatarso nos dois pés, no mesmo dedo. (Pelo menos, caí equilibrada, rsrsrs! Só rindo mesmo!). Resultado: um mês e meio com duas botas, sem dar aula, filho com um ano e meio e muitas visitas dos alunos queridos.
Hoje, depois de 17 anos, sinto os meus pesinhos todos os dias e... dou graças a Deus de ainda poder dar aula!
Enfim, pessoas que querem trabalhar com dança de salão: foquem, pensem, cuidem! Você agora é a semente de seu futuro e também a perpetuação da nossa arte.


bhdancadesalao.blogspot.com.br - 6 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - 4 anos de "muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte"
Caçadores de Bailes BH (comunidade Orkut - grupo Facebook) - 7anos de divulgação - e onde tudo começou

Nenhum comentário: