terça-feira, 8 de junho de 2010

Texto: Dores da profissão





por Elaine Reis (professora e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Este ano de 2010 completo 41 (quarenta e um) anos, 23 (vinte e três) dentre estes dedicados ao ensino da dança de salão. Sinto-me na responsabilidade de orientar por experiência própria os novos professores a se prevenirem para não ter futuros sofrimentos que impedirão o bom andamento de sua profissão.
Aqui em casa, como somos um casal que vive de dança de salão, tenho consciência das seqüelas adquiridas da rotina de nosso ofício em comum.
Quando jovens, achávamos que nada aconteceria conosco, em termos de desgastes físicos. Ensaios e aulas, quando executados sem nenhum tipo de aquecimento e/ou alongamento, provocam pequenas lesões. E, acreditem se quiser, a cada dia fica mais crônico.
Assim, ressalto a importância para as pessoas que trabalham com dança de sempre estarem fazendo uma atividade que fortaleça suas articulações e músculos, principalmente aqueles que já foram lesionados.
Devido a antigas quedas na hora de ensaio e uso diário de sapato de salto alto, comecei a ter joanete e uma dor debaixo do dedão do pé. Há cinco anos, fui obrigada a diminuir o salto para dar aulas e, no meu dia-a-dia, passei a usar sapatilhas e rasteirinhas... Que tristeza para quem adora um salto alto!
Sempre dei muita aula particular e cavalheiro iniciante ainda não sabe direito a energia correta de como segurar a mão direita da dama, este processo de apertar por muitos anos me fez ter dores horríveis perto do dedinho direito.
Sou obrigada a chegar antes e fazer movimentos de aquecimento para os pés e mãos. Confidencio a vocês, caros leitores, que muitas vezes fico com preguiça e deixo de fazer.
Não se esqueçam do cuidado com a voz! Tomar água direto, comer maçã, atrair os alunos através de palmas e evitar falar junto da música é fundamental para não agredir uma parte de você que é fundamental para o seu rendimento profissional.
Para dar aula, o impacto e o desgaste do corpo é bem menor em relação ao ensaio de apresentações e espetáculos. O impacto para o corpo neste último caso é muito grande!
 Hoje em dia, com a minha idade, não posso dar ao luxo de desgastar com shows e não ter condições físicas de dar aula. Preciso ter um corpo saudável para realmente fazer o que me sustenta.
Sou privilegiada, pois hoje posso escolher. Estou me dando o direito de só aceitar casais para dar aula particular e nas aulas coletivas já possuo os meus truques.
Hoje me pergunto até quando darei aula e, para falar a verdade, não gosto deste assunto. Afinal, como uma pessoa pode viver sem ar? Sinceramente, a dança para mim é força da minha existência!
Cuidem-se.

bhdancadesalao.blogspot.com - 3 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 4 anos de divulgação

Nenhum comentário: