segunda-feira, 11 de maio de 2009

Faustão: favorece ou denigre? - texto sobre dança de salão

por Elaine reis - Academia Pé de Valsa-BH-MG

Quem viveu da dança de salão há mais de vinte anos atrás, saberá entender muito bem o que vou dizer.

Antigamente, quando uma pessoa perguntava para você o que faz e você, todo (a) sorridente, respondia que era professor (a) de dança de salão, esta pessoa olhava de cima a baixo fazendo uma expressão de desdém e saía de perto parecendo que você era leproso. Identificava-nos como pessoas desclassificadas e subestimava a nossa profissão.

Um meio de comunicação forte assim como a rede Globo de televisão nos proporcionou um status. Então, o que era brega passou a ter glamour e as pessoas em geral começaram a ver a nossa profissão com outros olhos e estão menos preconceituosas. Assim, acredito no favorecimento de programas de TV que mostrem a dança de salão para os profissionais que trabalham com essa arte.

Por outro lado, desvantagens estão implícitas e elas nos atrapalham constantemente.

Uma delas é a falsa verdade de que se aprende a dançar em poucas semanas.

Hoje, com a globalização, as pessoas estão querendo, em tudo na vida, resultados rápidos e imediatos. Dessa maneira, entram nas nossas empresas achando que em pouco tempo serão verdadeiras pés de valsa. Esta mentira traz uma conseqüência terrível para nós que vivemos e “sobrevivemos” desta profissão. O aluno tende a sair mais rápido, pois, ao descobrir a verdade e perceber que o aprendizado é lento, fica desestimulado e decepcionado consigo mesmo. O que era para ser incentivo à captação de alunos se torna uma falsa propaganda, atrapalhando a retenção dos alunos. Nada como a verdade para ter um serviço sério e de qualidade.

Quem já viu um professor ou empresário de dança de salão rico?

Estes programas dizem que as academias estão lotadas e, consequentemente, a cada momento abrem-se mais e mais empresas.

Talvez para os alunos isto seja ótimo, pois a cada dia caem os preços das mensalidades, mas, para quem já está no mercado há mais de dezoito anos, a realidade é diferente.

Hoje em Belo Horizonte, existe mais de 45 academias especializadas em dança de salão; isto sem considerar as academias de fitness que se aproveitam do momento do programa da rede Globo no ar e contratam professores sem competência nenhuma para administrarem as aulas de dança de salão.

Queria eu que o acréscimo de alunos fosse proporcional ao aumento das academias, mas infelizmente não é. O que era para ser uma propaganda em massa que nos daria um retorno financeiro grande, hoje é o oposto, um aumento gigantesco da fatia do queijo. E viva quem puder!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Faustão: favorece ou denigre? Eis a questão.

Elaine Reis é instrutora especializada em dança de salão da "Academia Pé de Valsa"- BH - divulgando a dança como forma de cultura, arte e lazer.

Veja também: Debate - texto sobre dança de salão

2 comentários:

Mauro Fernandes disse...

Muito bem... vamos para a discussão que é positiva e só tem a favorecer a dança de salão.
Vou abrir no meu blog um texto respondendo e sugerindo um próximo termo para o assunto. Parabéns Wilson e Elaine por também evocarem a reflexão para nossa arte já tão marginalizada. Meu blog: www.sentido-anti-horario.blogspot.com
Abraço, Mauro Fernandes

Manda chuva cat disse...

Favorecer ou denegrir na minha opinião, está nos olhos de quem vê.
Por um lado mostrar a 80 milhoes de pessoas que existem pessoas que cultivam o dançar a dois é positivo. O fato da "falsa propaganda" como diz a Elaine é algo que certamente pode ser trabalhado com o aluno pelo respectivo professor. Ser professor creio que tb é estar preparado para dizer a verdade ao aluno.
Quem é experiente no ramo como Mauro e Elaine sabem que os alunos são motivados a fazer aulas por diversos e complexos motivos. Cabe aos profissionais mostrarem que existe respeito, ética, e qualidade no ensino que na minha opinião me fariam aluno por bastante tempo.
Se alguém desiste no inicio ou meio do caminho ( Pq aprender a dançar nao existe fim para mim..sempre tem mais a aprender e reaprender )é porque a dança de salão está contida no quesito diversão, entretenimento... e nem todas as pessoas podem se dar ao luxo de manter a atividade.. Quem pode manter muitas vezes desiste pelo cansaço do dia de trabalho, pelos filhos, esposas, maridos e namorados... E quando os mesmos não dançam aí é um pouco pior... rss. No quesito qualidade podemos encontrar aquelas pessoas que desistem pelo corpo "duro e inexperiente" quando não conseguem acompanhar o ritmo da turma, outras por se sentirem timidas ou pouco a vontade em meio aos outros casais.
Tem aquelas que se entediam quando a turma não sai do "iniciante" ou quando a escola nao consegue manter a turma homogenea.
Ou seja, são tantos os motivos que podem fazer com que o aluno permanceça ou desista que imagino que muitas vezes um programa de televisão não seja tão responsavel por tantos problemas que a solução mais depende dos professores e seus metodos e ensino.

Entretanto os programas como Silvio Santos e Faustão me decepcionam nos momentos em que usam o termo "dança" que aborda tambem a Dança de salão brasileira, quando coloca pessoas com pouco conhecimento, que nunca dançaram num baile de verdade para avaliar as performances; Qdo mostra apenas coreografias e não a dança realmente conduzida e sentida no "improviso". Nao se mostra a relação dança, musica e casal; apenas movimentos performaticos,saltos e pegadas;
Qdo divulga artistas da própria emissora sendo que existem dançarinos "anonimos" que vemos nos congressos e nos bailes, integrantes de academias de todo o Brasil que poderiam emocionar de verdade esses 80 milhoes de expectadores.

Mauro e Elaine - Parabens pela reflexao e que a mesma não permaneça timida e desista de dançar !