terça-feira, 24 de novembro de 2009

Texto: Aluno fiel ou não?


por Elaine Reis - Academia Pé de Valsa/BH/MG

Tema polêmico sobre o qual já tentei escrever três vezes. Todas as tentativas foram deletadas, e esta é quarta.
Quando o assunto mexe no bolso das pessoas, o tema é de grande complexidade.
Só tenho coragem de abordar este assunto depois de presenciar a tentativa de uma academia em BH de conseguir o pagamento trimestral de seus alunos, principalmente no final do ano.
Problema crônico que todas as escolas de lazer enfrentam e de fácil resolução se os alunos que estão conosco o ano inteiro tivessem o bom senso de não desistir das aulas no final e início do ano letivo.
Sabemos, como cidadãos, que ficamos mais ou menos quatro meses para pagar todos os impostos que nos são obrigatórios. Nós empresários da dança ficamos também nesta quantidade média por falta de pagamento das mensalidades.
A ferida nunca cicatriza sai ano entra ano o problema se repete.
Sempre tentamos falar com nossos alunos da importância da fidelização.
Novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são meses que as pessoas não querem manter seus compromissos e assim a nossa existência como profissionais de dança sempre fica abalada.
Damos alegrias e prazer para as pessoas o ano inteiro e quando mais precisamos estas mesmas criaturas esquecem e não valorizam o nosso trabalho.
Como diz meu mestre consagrado Jaime: também temos o direito de tomar uma cervejinha nas nossas férias, não é mesmo?
Sou mãe de um rapazinho de 15 anos e sei da importância de pagar os doze meses da mensalidade do inglês, violão, colégio, transporte escolar... Aqui a questão não é luxo, mas sim sobrevivência de cada instituição ou pessoa autônoma.
Tenho certeza que, para os alunos, que por motivo de férias ou festa, tiverem que se ausentar das aulas a escola dará uma solução de reposição para cada caso.
Poderia falar aqui das despesas fixas, da ausência de décimo terceiro, do período restrito de férias, mas acho que todos possuem estás informações.
O mais triste desta situação que a maioria dos clientes que se ausentam voltam desejando a mesma turma ou o mesmo horário da aula particular. Muitas vezes estas turmas nem permanecem, por falta de quorum ou pior: a turma avançou e aquele aluno sumido quer entrar no mesmo nível que os demais. Pode?
A minha missão neste texto é conscientizar cada individuo que financeiramente não fará diferença em seu bolso se continuar tendo sua responsabilidade com a empresa que te trouxe e traz tanta alegria.
E, para academia, a união deste montante vai fazer muita diferença para continuar atuando no cenário da cultura de nosso país dignamente.

Elaine Reis é instrutora especializada em dança de salão da "Academia Pé de Valsa"- BH - divulgando a dança como forma de cultura, arte e lazer.

BH Dança de Salão.com.br muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Nenhum comentário: