segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto: Perturbações na dança


por Elaine Reis e Regina Pessoa - Academia Pé de Valsa/BH/MG

Quem é professor sabe: independentemente da área e sem querer generalizar, muitas pessoas estão completamente perturbadas.
A dança de salão é um dos recursos que o individuo tem para socializar, melhorar a auto-estima, alcançar prazer, equilíbrio, melhorar a postura, a memória, etc..
Existem pessoas que estão desequilibradas na mente. Para isso é necessário procurar profissionais ligados à psicologia e à psiquiatria no intuito de preencher este vazio. O problema que percebo, às vezes: a própria pessoa não tem consciência da sua doença, e aí fica muito complicado para o instrutor e a escola.
Já tive alguns exemplos que nos desgastaram amargamente. Com os erros fomos aprendendo a lidar com diversas situações de alunos descompensados mas, mesmo com todos os anos de história, sempre aparece alguém para nos colocar a prova.
Alunos carismáticos a principio ganham a nossa confiança e, inocentes, deixamos que eles nos ajudem em determinados assuntos. Depois eles querem nos manipular de uma forma doentia, dar opinião em assuntos que não tem nada a ver com a sua alçada. Com calma tentamos conversar e explicar, mas em vão. Saem da academia revoltos e falando mal.
Outros nos deixam inibidos, pois confundem a atenção. Acham que queremos alguma coisa mais íntima. Explicar isto sem nenhum tipo de ofensa é complicadíssimo.
Existem ainda os que nos idolatram. Saem falando para Deus e o mundo como somos bons, atenciosos, dinâmicos de uma maneira completamente exagerada. Na maioria das vezes possuem uma dificuldade extrema em apreender, o tempo que possuem de aula é inversamente proporcional ao desenvolvimento como dançarino. Parece que eles necessitam de uma forma de compensação para justificar a sua dificuldade.
Ainda há pessoas que entram, pegam o regulamento e depois de algum tempo querem ser tratados com regalias e brigam por não conseguir o que desejam, sem limites nenhum.
Realmente nestes casos muitas vezes ficamos de pé e mão atados.
Em minhas orações peço a Deus todos os dias para que estas pessoas saibam escolher um bom profissional da área de que necessitam e, depois sim, procurar as academias.
Não podemos confundir área da saúde com área da cultura, mesmo sabendo que as duas podem se complementar.

Elaine Reis é instrutora especializada em dança de salão da "Academia Pé de Valsa"- BH - divulgando a dança como forma de cultura, arte e lazer.
Regina Pessoa é psicologa e professora de dança de salão da da "Academia Pé de Valsa"- BH.

BH Dança de Salão.com.br muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Nenhum comentário: