segunda-feira, 1 de março de 2010

Texto: “Homens que dançam!”


 por Fábio Gomes Paulino

“Um homem que dança sai na frente no jogo da sedução. Um homem que dança potencializa enormemente seu charme e faz qualquer mulher suspirar.”
Com cerca de 8.200 membros, uma determinada comunidade na rede de relacionamentos, Orkut, se apresenta com a frase acima e congrega a todos os marmanjos para que aprendam a dançar, pois, teoricamente há um batalhão de mulheres por aí doidas para dançar com você, e de fato, numa rápida olhada, a maioria dos membros desta comunidade são mulheres.
Homens que dançam podem se orgulhar do H maiúsculo com que se definem os verdadeiros homens na história, dançar é coisa para quem se sente capaz de ter em seus braços uma dama e cuidar dela como realmente um cavalheiro deve fazer. Na era em que vemos muitos homens aderirem ao metrosexualismo e beirarem, muitas vezes, a uma figura andrógina, talvez a dança seja um dos componentes que podem integrar outro conceito: o Ubersexualismo, onde agora não somente os homens se preocupam com a forma, com a vaidade, mas com o conteúdo, como o que tem a oferecer. Homens fortes e seguros que se preocuparem com a vaidade e saúde sem se esquecer da sua inteligência.
Homens que dançam conquistaram o respeito e estão representados por figuras fortes e de posição importante, como o astro Patrick Swayze que imortalizou sua dança cheia de emoção e sentimento no filme “Dirty Dancing” e também os toureiros, que num bailado com a capa enfrentam a fúria e o risco do touro, sem se esquecer de uma vestimenta cheia de cores e brilho o que em nenhum momento minimiza a coragem e a força, mas atua em conjunto com o equilíbrio e beleza.
Mulheres têm a capacidade de verem além... Para a maioria delas não necessariamente o homem precisa ser bonito.  Atributos como senso de humor, educação e pitadas de sensualidade expressadas por qualidades peculiares de cada um fazem com que muita produção e outros acessórios caiam por terra. Uma destas peculiaridades que a todas chamam a atenção é saber dançar: mulheres esperam de um homem que saiba dançar a real postura de cavalheiro, a preocupação pelo seu par, o cortejo no convite ao baile e o respeito na cumplicidade e na condução da dança.
Mulheres gostam de respeito na dança. Dança é dança. Flerte, chamego, cantada, tudo isso é válido e tem lugar: fora do salão. Dançar é uma arte e nela temos a oportunidade de apreciá-la através do experimento dela mesma.

Fábio Gomes Paulino é aluno de dança de salão e formado em Comércio exterior e pós-graduado em Liderança e gestão de pessoas

BH Dança de Salão.com.br muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

2 comentários:

Flávia Ellen disse...

Sem dúvida são raríssimos aqueles que tem esse charme a mais. Não digo só de "sabe dançar", mas saber conduzir uma dança, saber tratar uma dama.

Definitivamente, e falo isso pelas mulheres em geral, o homem que dança sai com muito à frente.

Márcia Mangabeira disse...

Adorei a colocação e o ponto de vista do Fábio. Com certeza, a dança é uma arte que exige muita sensibilidade e o homem, mesmo pelo exteriótipo de machão, pode ser sim, um bailarino excepcional sem colocar em xeque sua masculinidade.

A arte não tem sexo.