segunda-feira, 5 de abril de 2010

Texto: Coragem nas palavras

por Elaine Reis (professora de dança e porprietária da Academia Pè de Valsa)

Umas duas ou três pessoas já me disseram que sou uma pessoa muito corajosa.
Para viver de arte em nosso país, para viver de dança em nosso estado e ser autônoma é porque se tem muita coragem ou é uma profunda burrice. Prefiro acreditar na primeira. (Tem gente que é cega! Rsrsrsr!)
Brincadeira a parte, quando as pessoas me questionam sobre isto, elas não estão se referindo à minha trajetória de vida, mas à minha exposição em relação aos artigos que escrevo. Não sou dona da verdade, mas muitos temas têm que ser esclarecidos e analisados para uma evolução com consciência.
Esperava que as pessoas que lessem meus artigos manifestassem a sua opinião... Com raríssimas exceções, parece que ‘a galera’ prefere ficar em cima do muro.
Sempre estou com a gaveta aberta para novas posições. O debate é uma democracia. Vai haver divergências, é obvio, até mesmo porque a unanimidade é burra. Só expondo o ponto de vista de cada um é que teremos mais conhecimento da nossa área.
O saber não está apenas na didática ou no aprendizado técnico. Sabemos que, para sermos estruturados, existe uma infinidade de fatores importantíssimos.
A lealdade e a ética dos concorrentes são imprescindíveis. Sempre acreditei na seguinte frase: “aos inimigos se alie”.
Já me disseram também que ninguém se manifesta para não dar crédito à autora.
Fico triste em saber que precisamos atravessar montanhas para que as pessoas da nossa terra nos respeitem.
Tenho orgulho em dizer que um jornal de dança do Rio de Janeiro, a partir de março de 2010, editará mensalmente os meus textos.
Quem sabe agora, já que pessoas de “fora” compreendem e valorizam as minhas palavras, os leitores possam ler o meu texto com um novo olhar!?
Como bem diz o ditado popular, “Deus escreve certo por linhas tortas”. Sempre imaginei conseguir sair dos limites de Minas Gerais com a dança. É engraçado que a experiência destes anos todos me permitiu realizar este sonho através das palavras.
Sem falsa modéstia, estou orgulhosa, pois quem me conhece sabe da luta e da perseverança diária no meu trabalho.
Aí meu Deus onde está a folha de arrudinha!

BH Dança de Salão.com.br muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Nenhum comentário: