quinta-feira, 6 de maio de 2010

Texto: Gasto caloríco das danças

Texto obtido do site da Pé de Valsa-por Tatiana Duarte (nutricionista e dançarina)

O excesso de gordura corporal é uma das principais preocupações das pessoas que buscam atividades físicas, entretanto muito mais por questões estéticas do que pelos riscos que essa condição traz à saúde.

A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, não tem uma causa única e isolada. Cerca de 95% dos casos estão intimamente ligados a fatores pertinentes ao estilo de vida. Assim, alterações comportamentais no que diz respeito aos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos, ou pelo menos um incremento na atividade física diária, podem ser bastante úteis na prevenção e no tratamento dessa doença.

Na escolha da atividade física a ser executada, a dança ganha, cada vez mais, lugar de destaque frente a outras atividades como esportes coletivos, ginásticas e até musculação. Dançar é uma atividade aeróbia, e de acordo com os tipos de movimentos executados, pode ser de baixa ou alta intensidade. O gasto calórico resultante de cada tipo de dança se deve também ao período e freqüência com que a atividade é executada.

Além da comprovada queima de calorias proporcionada por esta opção, a dança tem figurado em primeiro lugar no ranking de atividades preferidas pois é uma das poucas que proporcionam prazer. A conseqüência mais importante disso é a verdadeira aderência a um novo estilo de vida. Ou seja, o indivíduo aguarda com prazer os resultados, que só aparecem depois de um certo tempo. Observa-se, porém, um grande número de desistentes em outras modalidades físicas devido a rotina e ao desprazer que proporcionam.

Soma-se a isso outros diversos benefícios psicológicos como o aumento da auto-estima e redução do estresse, e sociais como estímulo ao convívio social e ampliação do círculo de amizades.

Mas entre os diversos tipos de dança, qual será a mais indicada para aqueles que estão interessados em perder alguns quilinhos extras ? O gasto energético de cada estilo de dança pode ser estimado de acordo com cálculos que consideram os tipos e intensidades dos movimentos executados. Sendo assim, compare as calorias gastas para as diferentes modalidades praticadas num período de uma hora e escolha a melhor maneira de ficar em forma.

Tipo de dança - Gasto calórico
Dança livre - 328,50 kcal
Lambaeróbica - 379,60 kcal
Dança de Salão - 401,50 kcal
Ballet - 438 kcal
Samba no pé - 584 kcal
Salsa - 511 kcal

BH Dança de Salão.com.br  - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

Nenhum comentário: