segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto: Mania de explicação

por Elaine Reis (professora e proprietária da Academia Pé de valsa)

Todos nós que trabalhamos com bailes de dança já estamos “carecas de saber” que a freqüência dos mesmos é sempre uma grande surpresa.
Fui a um baile em que não tinha nem 20 pessoas pagantes. A proprietária, por sinal um doce de ser humano, ficou dando explicações para justificar a baixa freqüência. Disse que naquele dia tinha espetáculo de fulano, baile de sicrano e, para piorar, estava chovendo.
Ouvindo as suas palavras e lamúrias, me identifiquei imediatamente. Cometo este mesmo erro sempre. Sinto-me na obrigação de justificar o motivo da baixa adesão a alguns bailes.
Descobri neste evento que isto é um grande equívoco, sabe por quê? Quem disse que baile vazio é ruim para o aluno ou visitante?
O baile que eu fui, para mim, foi maravilhoso! Encontrei com pessoas encantadoras e mantivemos uma conversa agradabilíssima, dancei mais de quinze músicas, observei a alegria contagiante de casais na pista de dança, ou seja, tive algumas horas de pura satisfação. Talvez, se o baile estivesse lotado, o meu prazer não seria o mesmo...
A partir de hoje não farei nenhum tipo de comentário sobre a ausência de pessoas em baile. Pelo contrário, direi que a felicidade pode estar em qualquer ambiente. Além do mais, as criaturas que não aderiram ao evento é que com toda certeza estão perdendo momentos gloriosos de suas vidas.
Sei que precisamos sobreviver e ganhar dinheiro com o nosso negócio, mas em nossa profissão temos o privilégio de encontrar prazer e sabedoria mesmo sem o retorno financeiro. E isto não tem preço!
Até breve, quem sabe em algum baile da vida...?

BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte

2 comentários:

Wilson Milagres disse...

Olá Elaine!

Concordo inteiramente com você. Explicações sobre o baile são desnecessárias.
Baile vazio, é o melhor que há, principalmente quando estamos acompanhados. Prejudica um pouquinho a sociabilidade, mas não se pode ter tudo.

Parabéns pelos textos.

[]s
Wilson Milagres

Fernanda Freitas disse...

ELAINE,
ACHO QUE VC FOI AO CERNE DA QUESTÃO. A COMPETÊNCIA CENTRAL DE UMA ESCOLA É OFERECER SUAS AULAS DE DANÇA. OS BAILES SÃO DIFERENCIAIS, ESTRATÉGIAS DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
QUE DISSE QUE DEVE SER VISTO COMO OBJETO CENTRAL DO LUCRO DA ESCOLA? BOBAGEM! O RESULTADO DOS BAILES É QUE DEVE SER O FOCO.
BAILE É PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES, E EM ALGUNS CASOS PARA ATRAÇÃO.
PERDER O FOCO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE QUALQUER NEGÓCIO NOS FAZ CONFUNDIR SOBRE O SERVIÇO OFERECIDO E O DIFERENCIAL AGREGADO.

SUA CONCLUSÃO FOI A MAIS OPORTUNA!