segunda-feira, 17 de maio de 2010

Texto: Incertezas da profissão


por Elaine Reis (professora e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Na minha família, noventa e cinco por cento é funcionário (a) público (a). É inquestionável a estabilidade deles. Ter direito a férias, décimo terceiro, qüinqüênios e, às vezes, até décimo quarto salário tem o seu valor.
Sei que alguns estão doentes, por causa de superiores insuportáveis com egos inflamados, nepotismo camuflado, serviço metódico. Dessa forma, sonham com a chegada de sua aposentadoria, para aí sim poderem optar por uma atividade em que realmente gostem de atuar.
No meu caso, optei desde o início por fazer o que gosto: dar aula de dança de salão e administrar a empresa. Mas... sem sombra de dúvida é angustiante a instabilidade da nossa classe.
Meu marido sempre me fala: será que depois de dezenove anos já não aprendeu a relaxar e deixar o barco navegar?!
 Não tem jeito, sempre fico de cabelo em pé.
Qual professor de dança ou proprietário de academia de dança de salão que não se pergunta por que naquele dia um determinado aluno faltou ou os alunos daquela determinada turma faltaram?
As respostas são muitas:
- Falta na quarta feira é por causa do jogo de Cruzeiro, Atlético ou Brasil, assim o desaparecimento masculino normalmente é em massa.
- Trânsito caótico, agravado por alguma manifestação de partido político ou greve de sindicatos variados.
- Doença como virose, dengue, gripe, operações leves, enfermidades graves também são motivos de ausência. Isto sem contar com as alterações de saúde dos dependentes e parentes até segundo grau.
- Casamentos, aniversários, recepções em geral.
- Mudança de endereço e religião.
- Visita a um concorrente.
- Chuva, calor, frio.
- Preguiça.
E quando alguns destes fatores acontecem no início do mês, no momento da renovação da mensalidade, é de tirar qualquer cidadão normal do sério.
Haja estômago e fluxo de caixa!  Mas como se diz: tudo tem seu preço... E esta insegurança eterna é o nosso.
Se conselho fosse bom ninguém dava de graça, não é mesmo?  Sempre falo para os mais jovens para tentar conciliar o serviço estável com a arte, pois assim acho que aos amantes da cultura poderão ter uma vida mais digna.

Blog bhdancadesalao.blgospot.com - + de 100.000 visitas
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comuidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 4 anos de divulgação

Nenhum comentário: