segunda-feira, 24 de maio de 2010

Texto: Público alvo


por Elaine Reis (professoa de dança e proprietária da Academia Pé de Valsa)

Haja rascunho, lápis e borracha.
No mundo em que vivemos, o atraso das pessoas já passou a ser uma normalidade. É engraçado como mudam as regras e neste caso para pior.
A espera por um aluno me traz uma reflexão sobre algum tema e, como na filial não existe computador, apelo pela velha e arcaica forma de coordenar as palavras: pego uma folha de papel em branco e, ao invés vez de ficar sofrendo, aproveito estes minutos para escrever.
Na espera de um casal para aula particular, começo a indagar como tirar as pessoas do sofá e fazê-las entender a importância da dança.
É lógico que, na verdade, poderia ser qualquer atividade, mas vou puxar saco para o nosso lado, não é mesmo?
Tenho certeza que muitos estão paralisados pelo ócio, não fazem alguma atividade diferente por preguiça e/ou comodismo.
Qual será a melhor estratégia para tentarmos alcançar este grande público?
Tenho certeza que esta tarefa não é para ser tratada de forma isolada. Penso que só conseguiremos alcançar esta meta com a união de “todos”. Parece uma utopia, mas a dança de salão necessita urgente de uma grande campanha publicitária, campanha esta que mostrará os benefícios que a dança proporciona.
Já tentei uma vez e gastei meu tempo à toa, mas a esperança é a última que morre. Precisamos reconhecer a realidade. Hoje, temos muitas empresas tentando fatiar o mesmo pedaço do queijo.  O “queijo” é enorme, com uma variedade grande de sabores, mas temos que saber preparar e armazenar, se não acaba afetando toda produção.
A dança de salão tem que ser enfatizada em outdoor, busdoor, TV, rádio, internet, blogs com mensagens verdadeiras e impactantes.
Por mais que o trabalho de muitos seja honesto e organizado, para crescermos, temos que pensar alto. Como tudo depende de dinheiro - e sabemos da instabilidade que vivemos - para alcançar este objetivo só vejo duas saídas: primeiro a união de várias academias para custear esta idéia. Segundo um ganhador da mega sena que, além das novas aplicações na bolsa de valores, tenha o bom senso de investir em cultura em nosso país e assim bancar esta campanha. SONHADORA!!!
Vale ressaltar que no Rio de Janeiro já existem grupos de trabalho para o projeto da semana da dança de salão, a secretaria estadual de cultura de lá está abrindo inscrições aos interessados em apoio cultural desta arte e aqui o que estamos fazendo?
“O recado não é dirigido ao leitor que usa a dança de forma lúdica, mas aos profissionais de dança que precisam se conscientizar de serem mais participativos”, palavras de Antônio Aragão diretor do jornal Falando de Dança.
Aqui deixo minha antiga idéia, alguém se interessa?

Blog bhdancadesalao.blogspot.com - + de 100.000 visitas
BH Dança de Salão.com.br - muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte
Comunidade Caçadores de Bailes BH (orkut) - 4 anos de divulgação

2 comentários:

Wilson Milagres disse...

Oi Elaine!
Lendo suas ideias a respeito da dança de salão, me pergunto porque ainda vocês proprietários de academias/escolas de dança de salão ainda não criaram uma associação de estabelecimentos de dança de salão de Belo Horizonte. Isso poderia ser o alavancador que você cita no texto.

Adriana Rodrigues disse...

Tive a oportunidade de presenciar algumas conversas no Baila Floripa desse ano, e numa delas o Guilherme, atual diretor da ACADS (Associação Catarinense de Danção de Salão) se perguntava porque outros estados ainda não tinham suas associações. Disse dos problemas do início, quando era complicado alinhar interesses particulares de cada membro - e sua escola - com os do grupo, mas ressaltava que, passado o princípio tortuoso, as coisas funcionaram bem.
Acredito em diálogo e acredito em cooperativas, acho que seria estupendo para todos, alunos, professores e proprietários de escolas, que as coisas acontecessem em grupo.