terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bolsistas

por Elaine Reis - Academia Pé de Valsa/BH/MG

Uma vez escutei de um professor renomado que bolsista é um mal necessário.
Sem sombra de dúvida, é uma posição no mínimo assustadora. Se é verdade ou mentira cabe a cada um decidir.
O que é um bolsista?
Normalmente, o bolsista é um aluno de grande aptidão para dança, podendo ser do sexo masculino ou feminino, com tempo livre e que faz uma permuta com a academia de dança. É convidado a participar de outras turmas com a intenção de formar par com as mulheres que entram desacompanhadas e freqüentar os bailes para dançar com as mesmas. Ressalto que esta finalidade termina quando as alunas interagem com os alunos e assim podem sair e treinar livremente em vários bailes.
Essa facilidade em apreender os movimentos e a grande quantidade de aulas faz com que os bolsistas comecem a chamar a atenção em pouquíssimo tempo. Os problemas começam.
O primeiro obstáculo vem das próprias alunas, que sem maldade, é claro, mas equivocadamente, desvalorizam seus mestres quando começam a chamar os bolsistas para ensinar e nomeiam os mesmos como instrutores.
Aí, a porca torce o rabo.
O segundo problema aparece infelizmente e é inerente ao ser humano: a vaidade e o ego. Tudo que foi combinado anteriormente com a empresa é esquecido como num passe de mágica.
Com bastante pesar digo, mesmo sabendo que muitos bolsistas não fazem com maldade, mas deixam de obedecer à seqüência de evoluções que o professor está executando em sua aula para mostrar às alunas como são bons, fazendo com que as alunas a cada dia se desinteressem a dançar com os alunos “normais”. E para piorar um pouquinho, nos bailes querem dançar só entre si, deixando as alunas que mais precisam e que mais os elogiam a ver navios. São muitas emoções.
O desequilíbrio de atitudes é culpa de quem? Das alunas? Dos bolsistas? Dos professores? Do sistema? Das academias?
Enfim, quem descobrir uma fórmula ideal, me mande se não for um concorrente, é claro.Rrsrsrsrsrsrsrs.

Elaine Reis é instrutora especializada em dança de salão da "Academia Pé de Valsa"- BH - divulgando a dança como forma de cultura, arte e lazer.

Nenhum comentário: