terça-feira, 4 de agosto de 2009

O preço do amor e da arte

por Elaine Reis - Academia Pé de Valsa/BH/MG

Você é artista?
Você vive hoje de quê? E amanhã?
Existe retiro dos artistas em Belo Horizonte?
Papo chato, mas real.
Há uma semana, estava assistindo a uma palestra e me deparei com uma conhecida sentada com os pés para cima em outra cadeira . Seus pés estavam completamente debilitados. Fiquei olhando aquela cena e imaginando o quanto tempo ela tem na ativa.
Independente de sua habilidade, administrar aulas, dançar em palcos, show em bailes, existe uma hora em que o corpo reclama.
Sei da importância de viver o presente, ter atividade de fortalecimento muscular, alimentação balanceada, mas chegando aos quarenta não tem jeito: o corpo sente.
O pior é que estou vendo e presenciando pessoas com a metade da minha idade já com problemas seríssimos. Você, que optou, nesta vida, viver de arte, previna-se.
Não se iluda acreditando que isto nunca acontecerá com você, mesmo que tenha uma visão despreocupada com o futuro. Você, que é autônomo ou funcionário de alguma academia, não se esqueça de investir em um plano de saúde e em uma previdência privada.
Não deixe de pagar INSS.
Tive um pai autônomo e que faleceu há treze anos. Mesmo sem a minha consciência dos fatos, começou a pagar meus impostos desde os meus dezessete anos. Hoje vejo como me salvou, sua realidade me protegeu e hoje já faço com meu filho.
A lei infelizmente sempre está alterando, faça um planejamento de aposentadoria, procure uma assistência jurídica, se quiser posso indicar, não é caro, vale à pena.
Você artista tem um papel fundamental para a sociedade. Saber do valor da sua profissão para a felicidade das pessoas é imprescindível, mas para isto você precisa estar bem em todos os sentidos.
O preço investido hoje em alguns recursos de prevenção fará você viver mais tempo relacionado com a Arte.

Elaine Reis é instrutora especializada em dança de salão da "Academia Pé de Valsa"- BH - divulgando a dança como forma de cultura, arte e lazer.

Nenhum comentário: