domingo, 23 de agosto de 2009

Dança e Integração

Por Fernanda Freitas

Outro dia fui a um baile e me deparei com um ex-aluno. Fique fascinada ao vê-lo dançando. Em classe era um jovem tímido e que tinha intensos e constantes conflitos em quase todas as atividades realizadas em dupla ou em grupo. Ao final do período percebi mais calma em suas atitudes e mais tranqüilidade em suas ações, porém menor interação com a turma. Ele estava mais feliz, mas isolado.
Durante a mesma semana ele me disse que estava aprendendo a dança de salão e gostando bastante. Percebi que ele estava mais sereno, não o vi mais em suas esquentadas discussões e questionamentos, porém, também não ouvia mais a sua voz. Percebi que o jovem deixou de existir em sua classe.
Terminamos o módulo. Não mais o vi e quando o reencontro, vejo o “jovem poço de timidez” dançando com tanto vigor que me impressionou.
Em um primeiro momento refleti sobre o prazer em vê-lo se destacar positivamente em um ambiente e principalmente: solto! Teria ele encontrado na dança uma possibilidade de expressar seu sentimento sem ser por palavras? Seria uma forma de conviver sem criar laços e viver conflitos? Seria na dança o encontro de um espaço que o tornava feliz o suficiente para que se tornasse neutro e alienado em outros ambientes ou seria a dança a possibilidade de encontrar sossego pra seus tormentos de inadequação? Não achei resposta. Não buscava respostas, por vezes gosto apenas de refletir... pensar... questionar...

Fernanda Freitas escreve pelo blog eeucontoumconto.blogspot.com/ do qual extrai esse texto com a autorização da mesma.

Um comentário:

Letícia Capelão disse...

É Fê.. deve ser um momento de transição... Equilíbrio! Daqui a pouco ele se equilibra nos ambientes. A dança faz bem em todos em sentidos. Bacana isso! Por isso, acho importante, sermos mais nós enquanto professores e eles enquanto alunos. Somos pessoas vivendo no mesmo espaço.. temos formas de nos alegrar, temos amigos, dançamos, cantamos, ficamos ansiosos, cansados e.. por aí vai. Outro dia, propus um blog como atividade. A aluna adorou e fez o blog da banda de forró. Ela canta numa banda! E ficou super empolgada por que entrou no meu blog e viu que eu gostava de forró.. é assim.. Agora, eu imagino, um aluno me vendo dançar forró do chique-chique com o Brunão! uiiiiiiii.. você já viu? Ele ia dizer: nóoooooooo, a prof é malucassa!! hahahhaha!! Beijos carinhosos!!